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10 ideias de Marketing Digital para pequenas empresas

Marketing Digital para pequenas empresas

Muitos donos de pequenas empresas acabam travando seu negócio de início pois acreditam que o marketing requer alto investimento, é o seu caso?

Então temos uma boa notícia: muitas estratégias de marketing eficazes — desde o ato de criar um site até o marketing nas redes sociais — podem ser executadas com um orçamento inicial baixo (menos de R$500,00 mensais. Conheça nosso serviço).

Mas, com tantas opções, talvez seja difícil saber por onde começar. Você deve optar pelo marketing de conteúdo? Fazer eventos online? Networking? Blog? Anunciar no Facebook?

Para ajudar você a encontrar a opção mais adequada às suas necessidades, elaboramos uma lista de 10 ideias de marketing digital para pequenas empresas que podem ser implementadas com pouco dinheiro.

Boa Leitura!

1.Google Meu Negócio

Estar no Google Meu Negócio é imprescindível, especialmente se sua empresa tem um atendimento presencial .

E o motivo é simples, pense eu seu comportamento, você já buscou por um estabelecimento e recebeu como retorno à sua pesquisa informações sobre o local como imagens, endereço, contato e até algumas perguntas e respostas sobre ele?

Esta listagem gratuita permite que sua empresa seja exibida no Google Maps, na seção local da Pesquisa do Google e no painel lateral da Pesquisa do Google.

Para obter maior exposição em pesquisas relevantes de clientes próximos, preencha completamente o seu perfil do Google e otimize cada seção.

Caso seu negócio seja local, não deixe de conferir o nosso artigo: Desmistificando o Marketing Digital para negócios locais. 

2.Marketing de conteúdo

A definição de marketing de conteúdo para uma pequena empresa é mais do que apenas o formato do conteúdo, é a construção de um relacionamento mais forte com o seu público, capturando a sua atenção, melhorando o engajamento e o recall da marca.

Assim, a  implementação de uma estratégia de marketing de conteúdo é vital no cenário digital atual. Ele permite que as organizações construam relacionamentos e comunidades, gerem leads (possíveis clientes) e, claro, o mais importante, aumentem as vendas. 

Por isso, o valor do marketing de conteúdo é bom demais para ser ignorado pela sua empresa.

Criar um bom conteúdo no site, incluindo uma página “Sobre Nós”, produtos, serviços e postagens no blog são formas de você melhorar, por exemplo, o número de visitantes e sua posição no Google. Quando o assunto passa para as redes sociais, você pode apostar em conteúdos que se relacionem com seu nicho e com seu produto/serviço que sejam informativos, úteis e que entretenha seu público.

3.Marketing Visual

O marketing visual é qualquer forma de comunicação com o público com foco em promover a sua empresa que se baseie em um elemento visual.

Desse modo, é possível observar que o marketing visual desempenha o papel de construir a imagem da sua marca no mundo online através de elementos visuais como fotos, vídeos, imagens, posts em mídias sociais e diversos outros recursos. É quase como se ele fosse, então, simultaneamente, o cartão de visitas e a vitrine da sua empresa.

Aproveitar o poder do meio visual é importante para gerar maior sucesso de marketing em sites de mídia social como Pinterest e Instagram, por exemplo.

Infelizmente, são poucas ainda as pequenas empresas que descobriram o potencial real de usar essas redes para criar um grande público online, e tirar muito proveito delas.

Não importa qual segmento do seu negócio, o marketing visual é uma ideia gratuita de marketing criativo para conectar-se ao seu público-alvo e ajudá-lo a alcançar rapidamente seus objetivos de marketing.

4.Marketing de Vídeo

Os vídeos são uma tática popular de marketing gratuito para pequenas empresas, no entanto, muitas ainda se tratavam com relação a isso, seja por timidez, seja porque acreditarem que precisam gastar muito para a produção vídeo profissional.

Embora possa custar muito, de fato, para obter uma gravação de vídeo profissional a ser enviada ao YouTube, não é preciso contratar um profissional para todos os momentos e vídeos.

O marketing de vídeo pode ser fácil de fazer por você mesmo em sites de mídia social como Instagram e Facebook, principalmente em ferramentas como Reels e Stories, que não requerem um vídeo profissional, e sim um vídeo mais caseiro, orgânico.

Importante ressaltar que os vídeos podem ajudar a estabelecer essa conexão vital com seu público.

Conhecer os bastidores e ser criativo com essa tática de marketing é grátis! Por isso, prepare um roteiro a seguir, mas lembre-se de que um pouco de humor nunca é demais, pois nas redes sociais as pessoas querem entretenimento e informação.

Adicione uma mensagem de marca ou mensagem pessoal, conforme apropriado. Termine com um forte apelo à ação, deixe sempre claro algo para as pessoas fazerem, algo como: confira nosso site! Ligue para uma consulta! Faça o seu pedido de marmita fit hoje!

Se possível distribua o vídeo em todos os canais possíveis, incluindo mídias sociais e sites de hospedagem de vídeo.

5.Newsletters por E-mail

O marketing por e-mail vive e é poderoso!

Através de newsletters informativos, o e-mail continua sendo uma das formas confiáveis ​​de obter um forte retorno do seu investimento. O conteúdo personalizado e direcionado deve formar o núcleo de qualquer estratégia de newsletter de e-mail.

Não importa o que se diz no e-mail, o mais importante é garantir que esteja criando linhas de assunto atraentes para eles.

Quer uma ferramenta de e-mail gratuita? Conheça a E-goi.

A melhor forma de captação desses contatos para criação de um mailing é através de uma Landing Page e, para se aprofundar com relação a esse tema, acesse os dois artigos abaixo:

6.Mídias Sociais

As plataformas de mídias sociais são as ferramentas de marketing gratuita mais usadas hoje para promover negócios.

Por isso, aumentar o envolvimento das mídias sociais e construir uma comunidade online é importante para o crescimento de uma empresa.

Mas, é importante destacar que esse é um longo caminho para aumentar a conscientização sobre o nome e o reconhecimento da sua marca em seu mercado local.

Algumas empresas usam sorteios ou concursos, oferecem cupons e oferecem descontos aos usuários nas mídias sociais para impulsionar as vendas. Alguns se envolvem em diálogo direto para entender os sentimentos de seus clientes.

Seja qual for sua motivação, verifique se o projeto é ativo nas mídias sociais, em especial focando em: consistência, comunidade, colaboração e compromisso.

Também não deixe de marcar seus clientes e parceiros no Instagram, no Twitter, no Facebook, enfim, nas redes sociais em que você estiver.

A marcação amplia o alcance orgânico para um novo público potencial, ajuda a aumentar seus seguidores e a conquistar mais clientes.

Incorporar a marcação à estratégia de mídia social como uma ferramenta de marketing gratuita é uma estratégia muito certeira para que o alcance orgânico cresça.

Para economizar tempo, você pode agendar suas postagens nas mídias sociais com as ferramentas de gestão, como por exemplo o Mlabs, que permite o agendamento de postagens em várias redes sociais ao mesmo tempo.

7.Collabs e parcerias

Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas de grande porte, mas podem ser extremamente úteis para os negócios de outros portes, principalmente os menores.

A estratégia de se associar a outros empreendimentos, marcas ou artistas, com o objetivo de criar e divulgar produtos/serviços, atrai diferentes públicos e aumenta a visibilidade dos parceiros, ou seja, amplia a divulgação e cruza públicos segmentados.

Um dos principais benefícios do desenvolvimento de collabs e parcerias do setor é dobrar seus esforços de marketing e obter acesso a recursos extras, como ferramentas e tecnologias, e um público mais amplo, que sozinho seria mais difícil de conquistar.

Um ponto importante é, antes de formar a parceria ou a collab, tenha certeza que esse outro empreendimento compartilha de valores parecidos com os da sua marca.

8.Organizar ou participar de eventos

Organizar um evento, participar de um ou rodadas de networking são excelentes oportunidades de apresentar sua empresa. Pois, nunca sabe onde encontrará seu próximo cliente ou parceiro de negócios!

Caso você queira organizar seu próprio evento, existem várias ferramentas gratuitas de marketing que facilitam o planejamento e a promoção de um evento para uma empresa. Pode-se usar até mesmo os eventos do Facebook na pagina da empresa na rede.

9.Blog para a empresa

Pequenas empresas podem usar os blogs para direcionar tráfego para seus sites, aumentar o envolvimento dos usuários e melhorar a visibilidade online e o seu rankeamento nas buscas do Google.

Os blogs são um método comprovado para promover uma pequena empresa online, sendo uma maneira excelente de contar histórias sobre sua empresa e fornecer informações úteis para clientes em potencial.

Falar sobre uma empresa não é difícil, e pode-se criar conteúdo de qualidade que seja útil ao seu público. As postagens do blog não precisam ser longas e complexas.

Precisa de ajuda com isso? Nós podemos te ajudar nessa criação, basta clicar aqui.

10.Conectar-se com blogueiros e influenciadores

A identificação e o contato com blogueiros e influenciadores populares ganharam força há alguns anos, tendo a pandemia potencializado essa estratégia, quando algumas agências de publicidade perceberam que a popularidade de alguns blogs havia superado a dos meios de comunicação convencionais

Depois de começar a criar confiança e criar relacionamentos com blogueiros e redes de blogs, é possível ter parceiros estratégicos de negócios.

O marketing de conteúdo e o blog de pequenas empresas são duas ferramentas poderosas para o sucesso do marketing, por isso, junte-as e terá as ferramentas de marketing gratuitas perfeitas para uma pequena empresa.

Estabelecer relacionamentos com blogueiros e influenciadores que podem experimentar os produtos ou serviços e escrever sobre isso em seu blog, ou promoverem em seus canais nas redes sociais será muito vantajoso.

Mas seja criterioso na hora de escolher um influenciador ou blogueiro, ele precisa ter em sua base um público que seja similar ao que você quer alcançar e, assim como citamos acima com relação aos parceiros e collabs, ele também precisa ter valores e crenças similares aos da sua marca, para que a comunicação funcione.

Conclusão

Você conseguiu inspirações em alguma dessas ideias de marketing? Experimente algumas delas para gerar resultados para o seu negócio.

Se precisar de uma consultoria personalizada antes de colocar a mão na massa, conheça os nossos planos de assinatura, eles são ideais para que sua empresa consiga fazer marketing digital profissional por um valor que caiba no seu bolso!

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