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Dicas para empreendedores iniciantes

Empreendedor iniciante

Hoje em dia, abrir um negócio é o objetivo de grande parte da população. Para termos uma ideia, segundo dados do IBGE, cerca de 52 milhões de brasileiros têm um negócio próprio.  Todos querem ter a sua independência financeira, ser seu próprio “chefe”, fugir da rotina cansativa e fazer o que gosta. Mas nem tudo é um mar de rosas, um novo empreendedor pode enfrentar alguns obstáculos no começo e alguns podem até cair nos mitos que são muito reproduzidos por aí, como falamos no post 10 mitos sobre abrir uma empresa

Por isso, é importante colocar os dois pés no chão e entender que no começo pode ser um pouco mais complicado, mas que se fizer tudo certinho, ao final você vai obter seu sonhado resultado positivo. Para te ajudar nesse comecinho, trouxemos algumas dicas valiosas  para você. Confira:

De início, não foque no dinheiro 

Parece contraditório, mas é um erro que acontece com muitos pequenos empreendedores. Às vezes vemos um mercado com crescimento exponencial e apostamos entrar nele, mas pode não ser mais o momento de entrar no mercado por estar com muitos competidores. 

Se você focar no financeiro, pode trazer resultados a curto prazo, mas a longo pode deixar a desejar. É interessante e mais indicado focar em vender algo que faça a diferença para o público que você quer atingir e, principalmente, que você tenha alguma familiaridade com o que vai trabalhar. Não adianta abrir uma hamburgueria, por exemplo, se você nunca fez hambúrguer ou trabalhou com alimentação

Saiba dizer “não” quando necessário

Saber dizer não para clientes é importante, por mais que doa deixar de atender alguém no começo. Às vezes um cliente ruim ou uma venda ruim pode gerar um prejuízo maior que o lucro, e com pouco caixa no começo, pode ser algo grave para a continuação da empresa. 

Se sua ideia for muito boa e alguém  quiser comprar ou investir, você deve dosar até que ponto isso vai fazer bem para você e sua empresa. Às vezes um sócio que faça injeção de dinheiro na empresa pode não ajudar na operação, o que traz de certo modo uma dívida que você vai precisar pagar mais na frente. 

Legalize seu negócio

Muitas pessoas preferem abrir seu negócio de maneira informal para fugir dos impostos, mas não sabem que diversos benefícios são apenas para quem tem CNPJ: emitir nota fiscal, criar conta bancária como pessoa jurídica, ter máquinas de cartão de crédito e até solicitar empréstimos públicos. 

Com o MEI é possível ter um CNPJ com bem menos burocracias que uma empresa Ltda, por exemplo. Além disso, muitas empresas só contratam de outras empresas se tiverem NF de serviço/produto.

Valorize seu time


Abrir um novo negócio sozinho é sempre mais desafiador, por isso ter alguém para dividir as atribuições e as tomadas de decisões pode ajudar bastante. Você deve escolher com cuidado quem vai estar ao seu lado, para não se decepcionar no meio de tantas novidades e investimentos. No começo provavelmente você vai contar com um sócio, mas em breve o apoio de uma equipe será essencial, portanto, valorize o trabalho de qualidade e o esforço de quem escolheu embarcar na sua ideia.

Seja transparente

Necessário para dar credibilidade para a empresa. Todos preferem comprar produtos de uma empresa que tem seu objetivo bem claro. Além de ser essencial para os próprios colaboradores também.

Transparência é um diferencial que pode atrair clientes e, principalmente, fidelizá-los. Por isso, se algo estiver atrasado, por exemplo, avise ao seu cliente e ganhe a confiança dele.

Saiba negociar

Cortar gastos e economizar ao máximo, principalmente nesse primeiro momento faz toda a diferença no lucro inicial. Faça sempre a análise se é mais vantajoso comprar à vista ou a prazo, às vezes o desconto à vista vale investir um pouco mais e não acumular dívidas. 

Negociar será uma tarefa eterna para quem é dono do próprio negócio, por isso, se você não é da área comercial pense em estudar sobre o tema, mesmo que não venha a se tornar um especialista.

Esteja ciente dos riscos

Como tudo na vida e em qualquer empreendimento, imprevistos podem acontecer. Você precisa estar preparado para contorná-los sempre que preciso. 

Quando for fazer o planejamento da sua empresa, pense em quais riscos você está sujeito, como, por exemplo, mudanças de legislação, problemas com inadimplência de clientes e falta de insumos/matéria prima, etc. 

Quanto melhor estiverem mapeados os riscos e mais planejado para contorná-los, mais tranquila será sua jornada como empreendedor.

Anote decisões importantes

Confiar na memória na hora que está abrindo um novo negócio é um tanto quanto imprudente. É bom que anote todas as decisões pertinentes para que uma “falha de memória” não prejudique seu negócio, algo que pode acontecer caso você esqueça o que foi falado em uma reunião, por exemplo.

Tenha sempre anotado o que foi combinado com clientes e fornecedores, incluindo preços, prazos de entrega, escopo do serviço, quantidade de produtos, etc.

Como diz o CEO da Amazon, Jeff Bezos, “se você não for teimoso, vai desistir muito cedo. E se você não for flexível, vai bater a cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que está tentando resolver”. Ou seja, esteja disposto a entrar de cabeça no seu negócio e entenda que nem sempre as coisas vão correr do jeito e na velocidade que você quer, o importante é não desistir.

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