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Saiba como fazer um e-mail marketing

Saiba como fazer um e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das ações mais utilizadas para manter os clientes atuais e adquirir novos. É uma ótima estratégia, principalmente se utilizada com aqueles que se inscreveram de alguma forma para receber seu conteúdo, pois costumam gerar uma boa taxa de conversão. 

Vamos apresentar todos os detalhes para que você tenha sucesso em suas ações de e-mail marketing, aumentando suas vendas e agregando valor aos seus serviços e produtos.

O que é e-mail marketing

E-mail marketing é a utilização de e-mail como estratégia ou parte da estratégia de comunicação digital com seus clientes, leads e parceiros. O E-mail marketing pode ser somente texto ou conter elementos como imagem, botões, gifs e links.

O e-mail marketing utilizado de forma correta tem um grande poder na manutenção da sua carteira de clientes e aumento no número de vendas. Fazer um envio de e-mail marketing envolve escolha de ferramenta de disparo, ter uma lista de e-mail para enviar, criar o conteúdo e agendar o disparo.

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Diferença entre e-mail marketing e newsletter

E-mail marketing é um envio pontual, com objetivo de converter o cliente, seja a conversão um clique, uma visualização em um vídeo ou mesmo uma compra. Já uma newsletter é um e-mail enviado com recorrência e assunto previamente selecionado pela audiência. 

Por exemplo, se você envia um e-mail com promoções de dia das mães é um e-mail marketing, mas se manda regularmente um e-mail com as publicações do seu blog é uma newsletter.

Automação de e-mail marketing

Uma estratégia muito utilizada e de grande potencial é a automação de e-mail marketing ou simplesmente automação de marketing. Nessa estratégia você planeja uma sequência de conteúdo a ser disparado para determinado cliente quando ele realizar alguma ação como download de e-book, assinar uma newsletter ou até mesmo fazer uma compra. 

Após essa ação o sistema de automação começa a enviar os e-mails na sequência e com espaço de tempo determinado por você. Isso ajuda a manter seu cliente sempre em contato com sua marca e com informações pertinentes à ação que ele realizou. 

Se ele baixou um e-book, por exemplo, a sequência de e-mail deve conter mais materiais relacionados ao tema do e-book baixado. Já se a ação que acionou a sequência foi uma compra, você pode enviar produtos relacionados para que o cliente faça uma nova compra, por exemplo, se o cliente comprou um celular você pode enviar uma sequência com produtos como película, carregador sem fio, acessórios e capa. 

Como fazer um e-mail marketing de sucesso

O primeiro passo para criar um e-mail marketing efetivo é ter uma base de e-mails com pessoas que já demonstraram interesse no seu produto/serviço. Como você pode fazer isso? Existem diversas formas de se conquistar um mailing qualificado para suas ações de e-mail marketing, mas a mais comum é criando landing pages que peçam para cadastrar o e-mail para baixar e-books ou receber mais informações sobre o produto/serviço, pop-ups no seu site, eventos e outras coisas. 

O importante é nunca comprar uma lista de e-mails. Elas não vêm com a autorização do contato, na verdade ele nem sabe quem é você. Então para ele, fica muito chato receber e-mails que parecem spam e que ele não autorizou. Sem contar com as vezes que ele nem vê por ter ido diretamente para caixa de spam.  Por isso, afeta diretamente a taxa de abertura dos seus e-mails e não deve ser feito.

Agora que explicamos como pode adquirir sua base de e-mails, veja passo a passo de como fazer um e-mail marketing de sucesso:

Assunto do e-mail 

Não deve ser muito grande, estudos indicam que devem ter entre 6 e 10 palavras, nem ter pontuação exagerada, pois pode ser considerado spam. Deve-se resumir o assunto do e-mail de forma que cause curiosidade no leitor, é um bom momento para utilizar técnicas de copywriting.

Cuidado com o uso de palavras como promoção, de graça, frete grátis, pois elas são muito relacionados a propaganda e aumentam as chances do seu e-mail cair no SPAM. 

Cabeçalho 

É a pré-descrição que aparece embaixo do assunto. O ideal é que faça um breve comentário explicando o porquê de seu produto/serviço ser necessário para o leitor.

Muitas ferramentas de disparo de e-mail sinalizam o espaço para preencher esse cabeçalho, use-o para destacar seu e-mail antes mesmo dele ser aberto pelo consumidor.

Corpo do e-mail 

Coloque seu conteúdo de maneira reduzida. Dê preferência à informações relevantes para o cliente e destaque seu call to action, ou seja, sua chamada para a ação, que pode ser um botão ou um link no corpo do e-mail. Utilizar cores e contrastes fazem toda a diferença para que seu botão seja bem visível. 

Não exagere no layout para não ficar confusa a sua mensagem. O importante é o conteúdo e não somente o visual.

Lembre-se que a maioria das pessoas que abrirem o e-mail não vão rolar para ver tudo, por isso, tenha algo chamativo logo no topo. Não gaste muito espaço colocando o logo da sua empresa grande no topo, por exemplo.

Personalização

Um e-mail personalizado tem mais chance de ser aberto. Por exemplo, se você coloca “Olá!” e “Olá, Juliana!”, o segundo tem mais proximidade com o leitor. Use isso no título também.

Também é possível personalizar o envio e-mails de acordo com os gostos de cada um. Por exemplo, você tem uma loja de tênis e sabe que a Juliana sempre compra tênis de corrida e o João compra tênis casual, você vai mandar uma oferta imperdível de tênis de corrida somente para a Juliana e para o João, somente de tênis casual.

Essa personalização torna o e-mail marketing mais assertivo, pois já estão habituados com o gosto do leitor, tornando mais fácil a jornada até a compra. 

O João pode comprar um tênis de corrida? Pode, mas a probabilidade dele achar seus e-mails irrelevantes e nunca mais abrir é maior do que a de comprar um tênis que ele não demonstrou interesse. E consequentemente quando mandar um tênis que ele goste, ele não irá ler seu e-mail

Comunicação visual

Se você acha que o layout do e-mail pode ser qualquer um, está enganado. A aparência conta muito em um e-mail marketing. Deve ajudar o leitor a saber onde deve olhar primeiro, portanto deve ser bem intuitivo. Essa comunicação precisa ser contínua, isto é, ter um padrão,  para que sempre que o leitor abra seu e-mail, saiba de que empresa se trata. 

Seguindo esse passo a passo, você facilmente obterá sucesso em seu e-mail marketing. 
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