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Como fazer Marketing Digital sem site?

Marketing Digital sem site


É normal quando começamos a pensar em posicionar uma empresa na internet, incluirmos o site como primeira ação, mas como fazer Marketing Digital sem site?

Podemos dizer que essa ferramenta é a “casa” da sua empresa no mundo digital, onde a marca pode estabelecer sua presença, falar mais dela, transmitir confiança, segurança e profissionalismo. 

No entanto, por mais que existam ferramentas para que você consiga produzir seu site do zero, totalmente gratuito, pode ser um passo extremamente desgastante, tomando um tempo precioso, principalmente quando falta conhecimento e experiência quanto ao assunto.

Outra opção seria investir em uma empresa que fizesse pra você, porém muitos negócios, principalmente os que estão em fase inicial, possuem um orçamento mais limitado, sendo compreensível não conseguirem investir em um site no primeiro momento, bem como na infraestrutura necessária para manutenção.

Quer um site com baixo custo? Conheça nosso serviço.

Porém, essa não é uma barreira para o seu negócio no mundo digital. Hoje existem diversas outras ferramentas pelas quais sua empresa pode iniciar na internet e começar a desenvolver seu Marketing Digital, até finalmente a construção do seu site.

É sobre essas ferramentas que vamos falar nesse blog e sim, é possível seu negócio fazer Marketing Digital sem site. Boa leitura!

Estratégias para fazer Marketing Digital sem site

De acordo com o Wipikédia, “Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Sendo assim, por mais que a construção de um site, a princípio, seja a estratégia central, haja vista o crescimento da internet em comparação aos outros meios digitais, ela não precisa ser a única.

Para a construção de uma boa estratégia é importante entender onde seu público está, além dos sites de busca, como o Google. Por exemplo: Eles estão em alguma rede social? Eles teriam interesse em alguma informação, ebook ou masterclass com um conteúdo mais aprofundado? Eles possuem acesso aos e-mails? Utilizam whatsapp com frequência?

Conhecer os hábitos e o comportamento do seu público são fundamentais para determinar em quais canais, além da construção do site, você pode se comunicar, divulgar seus produtos/serviços, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos, mesmo realizando o Marketing Digital sem site!

Se possível, crie um personagem fictício que represente o seu cliente ideal, muito conhecido também como “persona”, e destrinche:

  • Idade;
  • Onde trabalha;
  • Onde mora;
  • Em quais canais digitais ele se encontra;
  • Quais são seus sonhos que o seu serviço/produto o pode ajudar a alcançar;
  • Quais são suas dores que o seu produto/serviço pode ajudar a sanar;
  • Quais são seus maiores desafios;
  • Como a sua empresa o ajuda;
  • Qual a principal promessa do seu produto/serviço; e
  • Quais as principais objeções de compra.

A ideia é pensar na sua estratégia como uma grande jornada do seu consumidor, onde ele sai do desconhecimento do problema, até o reconhecimento e avaliação da sua empresa como uma opção de solução, percorrendo um funil de vendas, confere:

O site é uma peça importante no Marketing Digital, porém se no momento você não consegue priorizar essa ferramenta, abaixo separamos 4 estratégias que podem ser feitas sem um site, que podem te atrair visitantes para percorrerem o seu funil. 

Bora começar?

Marketing Digital nas Redes Sociais

As redes sociais já se mostravam excelentes ferramentas para qualquer negócio, no entanto, devido a pandemia de Covid-19, o consumo de informações dentro desses canais aumentaram significativamente.

Atualmente, além de termos mais de 141 milhões de indivíduos ativos, os brasileiros passam diariamente, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais, de acordo com estudos mais recentes do We Are Social e Hootsuite.

Devido ao grande volume de usuários, praticamente qualquer mercado ou nicho tem público nas redes sociais, por isso, ter uma boa presença, trabalhando de forma autêntica e com um bom posicionamento nesses canais pode ser extremamente positivo para sua empresa.

No entanto, para que sua estratégia funcione, você não precisa gastar energia em todos os canais. Se você fizer o exercício de criar sua persona, aquele personagem fictício que falamos acima, saberá exatamente em qual desses canais terão mais pessoas com o perfil para se tornar seu cliente.

Criar uma página nessas redes sociais dá muito menos trabalho que a construção de um site, no entanto elas carecem de atualizações quase diárias, para que seu público entenda que o seu negócio está vivo e ativo. 

O primeiro passo é estabelecer quais canais a sua empresa irá estar e qual o objetivo em cada rede social. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre os canais mais comuns:

  • O Facebook e Instagram, por exemplo, são redes menos corporativas e são excelentes para apresentar sua marca e conversar com o seu público, caso você trabalhe com B2C (Empresas que prestam serviços à clientes pessoa física). Se sua empresa tiver uma boa comunicação nesses canais, eles podem ser fonte de muitas provas sociais para seus serviços/produtos, sendo um divisor de águas na decisão de compra/contratação dos usuários que acabaram de te conhecer.
  • Já o Linkedin, exige uma comunicação mais coorporativa e até um pouco mais séria, ele é mais indicado para empresas que trabalham com público B2B (Empresas que fornecem produtos/serviços para outras empresas).
  • O Whatsapp, muito popular no Brasil, tem sua versão para empresas chamada Whatsapp Business. Esse é um canal ao qual você deve ter muito cuidado, para não se tornar um “spam” para quem está recebendo sua comunicação. Ele é recomendado para que você trabalhe contatos que já demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, por exemplo, em outros canais. Imaginando as etapas do funil que mostramos acima, esse canal é para leads que estejam no meio e fundo

Tenha sempre em mente que investir em redes sociais significa criar laços de longo prazo com seu público e uma relação de ganha-ganha com eles através desse relacionamento.

Aqui, diferente de quando as pessoas encontram seu site na internet e estão ativamente buscando uma solução, no caso das redes sociais elas estão buscando entretenimento e diversão, ou seja, o seu foco não pode ser diretamente a venda, ela é consequência da relação que está sendo criada e estabelecida.

Blog e Marketing de Conteúdo

Talvez essa seja uma dúvida que você possa ter, mas você não precisa de um site para criar um blog, mesmo que ele também seja uma página na internet. A principal diferença entre eles está no conteúdo publicado.

No site da sua empresa você conta a história de criação, quem é, como surgiu, discrimina todos os serviços, ou seja, você traz informações sobre seu negócio e seus produtos/serviços. No blog, no entanto, você traz conteúdo para todo o seu mercado. Ou seja, sabe aquela persona que falamos lá em cima? É pra ela que você escreve aqui, tirando dúvidas e agregando valor.

O conteúdo também deve seguir o funil mostrado acima, variando em assuntos para o público que ainda está na fase de aprendizado e reconhecimento de um problema, até os que já estão maduros e buscam embasamento para a decisão de compra.

A capacidade de conversar com pessoas em todos os estágios do processo de compra é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens do Marketing Digital.

Importante ressaltar que, diferente das redes sociais, se seu blog tiver um bom trabalho de palavras-chaves para otimizar e fazer com que ele seja mais facilmente encontrado nas páginas de busca, eles se tornam um ativo permanente da sua empresa.

Aqui, uma vez na internet, sempre que seu prospect realizar uma busca pelo tema que você tenha abordado no texto, seu blog poderá aparecer, independente do tempo que já tenha sido publicado, gerando valor para sua empresa por tempo indeterminado.

Marketing Digital e Landing Pages

Landing Pages são páginas de conversão com poucas opções de navegação onde espera-se que o visitante execute uma ação, que chamamos de conversão, fornecendo dados, em troca de alguma vantagem, que pode ser um cupom de desconto, ebook ou masterclass, por exemplo.

A grande vantagem desse tipo de página é criar uma base de contatos que chamamos de Leads, sendo estes as pessoas que já reconheceram o problema e podem começar a considerar a sua empresa como uma possível solução.

Esses Leads captados podem ser trabalhados tanto com mais conteúdos sobre o nicho que você aborda, como com promoções e chamadas de vendas da sua empresa.

Por exemplo, caso você tenha um blog, pode enviar conteúdos personalizados para os Leads de acordo com o seu interesse e momento no processo de compra e, caso tenha redes sociais, você pode direcionar seu público para sua Landing Page para uma oferta de conteúdo introdutório, lembre-se: Marketing é transformar segundos em minutos.

Caso você possa investir em mídia paga no Google Ads, também pode incluir anúncios para internautas que estejam ativamente buscando por algo que a sua empresa solucione e os direcioná-los a sua Landing Page. Esse tipo de Lead chega muito mais maduro até você e, por conta disso, costumam comprar ou contratar o serviço de forma mais rápida.

Com a entrada a LGPD, é importante ressaltar que, dependendo dos dados captados, todas as pessoas que entrarem na sua base de contatos precisam estar cientes e de acordo em receber mais informações sobre a sua empresa e, caso queiram ser retiradas da base, que isso seja feito imediatamente.

Normalmente, esses leads são “aquecidos” através de e-mails marketing, que vamos falar abaixo.

Estratégia de E-mail Marketing

Todos os canais abordados acima servem para tornar sua empresa mais conhecida, captar informações e gerar Leads. Mas o lead não necessariamente se tornará um cliente e, para que essa conversão aconteça, é importante estreitar o relacionamento.

Uma boa estratégia de e-mail marketing para trabalhar esse leads e descê-los no funil de vendas é o mais comum. Para isso, é necessário uma boa segmentação desses leads captados, com uma comunicação assertiva são o ideal!

Através de e-mail marketing você pode reforçar a autoridade da sua marca com distribuição de conteúdo de valor para seus leads, convidá-los a visitar seu blog para conferir um novo post, falar de promoções, criar expectativas para um novo produto ou oferecer cupons de desconto.

Como a Criadora Oceano pode te ajudar a desenvolver seu Marketing Digital

Se você chegou até aqui, percebeu que fazer Marketing Digital sem site não significa que seus resultados serão menores, muito pelo contrário. Um site é importante, mas se os canais trabalhados acima forem  bem trabalhados, eles são capazes de te gerar resultados incríveis.

A Criadora Oceano, além de oferecer valores diferenciados, tanto para criação de sites, criação de blogs, textos para blogs e posts para redes sociais, também oferece um serviço de consultoria nos seus planos de assinatura que podem te ajudar a traçar estratégias mais eficientes para cada canal que trouxemos acima.

Através desta consultoria você pode falar mais especificamente sobre o seu negócio com um especialista em Marketing Digital e traçar estratégias eficientes para todos os canais, bem como garantir descontos exclusivos para todos os serviços da Oceano, para saber mais, fale conosco

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