Apesar dos inúmeros avanços na luta contra o machismo, ainda é muito difícil ser uma mulher empreendedora. O empreendedorismo feminino enfrenta tantos obstáculos que, muitas vezes, as mulheres acabam desistindo.
Para evitar que isso aconteça, várias mulheres empreendedoras têm compartilhado suas histórias, como forma de inspirar e empoderar as outras. Trouxemos hoje quatro dessas histórias para você se inspirar.
As mulheres podem mudar o mundo – Ana Lúcia Fontes
Ana Lúcia conta um pouco sobre sua vida e sobre como se tornou uma mulher empreendedora. Ela buscava trabalhar em algo que a permitisse estar perto de sua família, mas que também tivesse um propósito.
Superando todas as dificuldades, depois de cometer muitos erros, Ana Lúcia ajuda quase 200 mil mulheres empreendedoras. E ela faz isso por motivos que vão além da sororidade (o que já seria uma ótima causa). Ela percebeu que o empreendedorismo feminino traz um retorno, não só para as mulheres, mas para toda a sociedade.
Mulheres empreendedoras investem nos filhos, na família, nos amigos. Elas fazem a economia girar e, por isso, podem mudar o mundo.
Café Itaú Mulher Empreendedora – Paola Carosella
Paola Carosella é, além de uma mulher empreendedora, uma chefe de cozinha, tão apaixonada pelo que faz que, durante muito tempo, não conseguiu enxergar aquilo como um negócio. Ela fala dos malefícios que isso trouxe para a vida dela, quase a levando à falência.
Através desse vídeo, ela nos ensina que o empreendedorismo feminino, infelizmente, não envolve só paixão. Mas que ele sempre vale a pena. Precisamos valorizar nosso trabalho e nosso tempo, mesmo quando fazemos algo que amamos.
Isso acontece quando conseguimos olhar para aquilo que nos dá medo e enfrentar de cabeça erguida, pensando em soluções práticas para os problemas.
Sonhe grande, comece pequeno – Tatiane Lobato
Tatiane começa a contar sua história já trazendo uma lição importante: temos que fazer tudo o que podemos com o mínimo de recursos possível. Sua história também nos diz para aproveitar as oportunidades que a vida oferece.
Ela conseguiu enxergar oportunidades onde outros só viam problemas. Percebeu que, na periferia onde morava, não tinha nenhuma lavanderia, apesar de ter demanda. Então, ela colocou essa lavanderia, entrando para o empreendedorismo feminino.
Trabalhou sozinha por muito tempo, como acontece com grande parte das mulheres empreendedoras. Seu negócio foi crescendo aos poucos. Hoje, a lavanderia tem uma rede com quatro lojas, e todas geram lucro.
A principal mensagem que esse vídeo traz para o empreendedorismo feminino é que você não precisa começar grande, apenas sonhar grande e ir conquistando seu sonho aos poucos.
Transformando dificuldade em oportunidade – Mayra Castro
Diferente das outras citadas nesse post, Mayra não é uma empresária. Entretanto, sua história pode, sim, servir de inspiração para o empreendedorismo feminino. Mesmo enfrentando várias dificuldades, Mayra não desistiu do seu sonho de se tornar diplomata.
Sua história nos ensina que nossas competências não são medidas em valores numéricos, que temos que reconhecer nosso valor. E, principalmente, Mayra nos ensina que toda dificuldade esconde uma oportunidade. Todo desafio leva a uma conquista, e ninguém pode fazer isso por você.
Aplicando essa lógica ao empreendedorismo feminino, podemos dizer que todas as dificuldades te farão uma profissional mais competente no futuro. Enfrente de cabeça erguida e não tenha medo de pedir ajuda.
Esperamos que esse post tenha te motivado a continuar indo atrás de seus sonhos. Acreditamos que você, assim como as mulheres citadas acima, tem o potencial para conquistar tudo o que deseja. Não desista!
Se você gostou do post, compartilhe com uma amiga que te inspira!