O momento de criação de um logotipo é muito importante para formar a identidade visual de qualquer negócio, porque vai aparecer em tudo que relacionado a sua empresa, portanto, deve ser escolhido da maneira correta.
Uma dica valiosa é fazer um teste depois que escolher as cores, seja em camisetas ou cartões visita, para ter certeza do tom que escolheu e não se arrepender depois de ter feito e aplicado a arte em vários objetos e canais.
Existem estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, por conta disto, não se deve optar por cores que estejam somente no seu gosto pessoal ou “na moda”. A moda vem e vai, e na maioria das vezes o consumidor não se identifica com ela.
Há vários aspectos que devem ser levados em consideração na hora de criar um logo. É necessário considerar a mensagem e a emoção que você quer passar para as pessoas, para ajudar a despertar um sentimento que evidencie seu produto/serviço.
Hoje vamos destacar a importância da escolha da cor para a sua marca e conhecer o significado das cores mais utilizadas no mercado atual:
VERMELHO
O vermelho é uma cor muito intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, a taxa de respiração e a pressão arterial. Pode ser usada quando existe a necessidade de estimular ou incentivar ações. Empresas alimentícias costumam gostar bastante dessa cor, assim como os consumidores.
Exemplos: Coca-Cola, McDonald’s, Puma, Santander
AZUL
A cor azul estimula a criatividade.Normalmente a empresa utiliza quando quer mostrar que oferece produtos e serviços confiáveis. Pode ser usada também para representar produtos de limpeza, distribuição de água e marca de roupas.
Exemplos: Samsung, HP, Facebook, Dell, Unilever
VERDE
Possui uma relação com a natureza que também implica no relaxamento que os tons de verde podem proporcionar aos humanos. É uma das cores mais versáteis, podendo ser aplicada em vários segmentos. Ela é muito utilizada em ambientes hospitalares e na identidade visual de empresas que promovem a saúde.
Exemplos: Spotify, Starbuck, Acer, Tic Tac
AMARELO
É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Usada quando se tem necessidade de transmitir alegria ou acolhimento, além de advertir ou chamar a atenção. Observa-se em placas de trânsito.
Exemplos: Nikon, Ferrari, Habib’s, Shell
ROXO
A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. Pode ser usada em projetos que necessitam se distinguir de outras ideias concorrentes, que querem fazer algo diferente e fugir do convencional. É comum encontrá-la em produtos de beleza.
Exemplos: Whiskas, Syfy, Aussie, Vivo
LARANJA
Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. Utilizada em marcas conectadas com o público jovem, por chamar a atenção desse público. Sendo a cor complementar do azul, quando está acompanhada por ele o resultado é incrível.
Exemplos: Fanta, Nickelodeon, Itaú, MasterCard
A marca da sua empresa está com as cores certas? Precisa de ajuda para redesenhar sua identidade visual e usar as cores certas na sua logo, site ou cartão de visita, conte com a Criadora Oceano para fazer os seus materiais de forma rápida e com baixo custo.