Com a pandemia do Novo Coronavírus, a recomendação para ficar em casa se transformou em ordem e as empresas não estão tendo muitas escolhas sobre isso. Quem pode trabalhar de home office está fazendo e quem não pode está procurando alternativas para manter seu negócio funcionando.
Para os lojistas, a alternativa pode ser entrar no mundo digital e começar a fazer vendas online. É muito mais fácil do que parece e nós vamos apresentar algumas possibilidades para que você possa minimizar o prejuízo durante esse período e facilitar sua imersão no meio digital.
Justamente porque todo mundo está de quarentena, as pessoas vão optar pela compra online, seja de comida, remédios, produtos do dia a dia e possivelmente, também de produtos que comprariam em sua loja física. Por isso, estar online pode ser uma alternativa hoje onde estão todos sem permissão para sair de casa, mas mais que isso, pode ser um novo canal que ajuda sua loja física a ter muito mais vendas no futuro.
1 – Tenha presença em redes sociais
Uma recurso com baixo custo e que muita gente ignora é estar presente nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, temos diversos cases de sucesso de lojas físicas que faturam bastante com suas vendas pela rede social.
Não precisa ter uma presença mega produzida, mas apresentar de forma clara e com atenção seus produtos é um primeiro passo. Fale os benefícios, apresente os modelos disponíveis, tipos, cores, tamanhos, quanto custa, como usa, etc. Você pode fazer diversos posts sobre o mesmo produto, mas claro, tome cuidado para não ser chato.
Nas redes sociais, principalmente no Instagram, use os stories. É um recurso que cresceu bastante e traz muita audiência para o seu perfil. As pessoas costumam ficar por horas navegando neste recurso, e é uma excelente maneira de interagir com o seu cliente. Você pode fazer enquetes sobre seu produto, mito x verdade, tutoriais e tudo que sua criatividade alcançar.
2 – Use o Whatsapp Business
O Whatsapp é um canal muito usado por todos pelo Brasil e pode ser uma ótima ferramenta para sua empresa. Existe o Whatsapp Business, que ajuda a separar sua conta pessoal do número da empresa, permitindo um profissionalismo ainda maior.
Com o Whatsapp Business você pode se comunicar com seu cliente, criar respostas automáticas, além de adicionar ao perfil dados relevantes sobre sua empresa.
No próprio Whatsapp você também pode distribuir para os seus contatos, o cartão de visitas virtual. É uma maneira de divulgar seu contato, isto é, telefone, e-mail e site, para que as pessoas possam visitar.
3 – Pense em novos canais de atendimento como o Zoho
Dependendo do tipo de produto/serviço que você use, seu cliente pode preferir usar o e-mail e nesse caso, existem ótimos sites de gestão de atendimento para que você centralize esses e-mails e crie chamados dentro da sua empresa.
Além de ser online, o que permite o home office, oferece uma visibilidade muito maior que o e-mail, onde apenas uma pessoa tem acesso a caixa de entrada. Você poderá gerenciar todas as comunicações e respostas entre seu time e seu cliente.
4 – Pagseguro para vendas online
Se você trabalha em ponto físico, sem dúvidas, usa uma máquina de cartão de crédito. Se essa máquina é do PagSeguro você tem uma conta que permite a venda online. Isso ajuda a manter centralizado a entrada de dinheiro na sua empresa mesmo fazendo as vendas online.
O PagSeguro tem recursos onde você pode enviar uma cobrança personalizada por e-mail para cada cliente ou criar um link padrão de compra definindo produto, preço e frete para que seu cliente possa finalizar o pagamento.
Existem concorrentes como o PayPal e o Mercado Pago. As taxas são diferentes, mas pela praticidade de já ter a maquininha do PagSeguro, nossa sugestão é centralizar para evitar trabalhos adicionais durante esse período inicial de adaptação ao online.
5 – Use motoboy como opção de entrega local e rápida
Muitos dos produtos que compramos nas lojas próximas às nossas residências são para uso imediato, ou seja, não estamos dispostos a esperar 5 dias, por exemplo, para a chegada pelos correios, por isso, veja quais serviços de motoboy estão funcionando na sua região e os valores que eles praticam para entrega.
Lembre-se que com a pandemia do coronavirus é necessário tomar alguns cuidados com o manuseio e contato com entregadores.
Os correios continuam em funcionamento com algumas medidas especiais, mas o ideal é utilizar essa opção somente para vendas mais distantes onde o frete via motoboy seria um empecilho para o cliente comprar.
Esperamos que essas dicas sejam de alto valor para você e que possa ajudar a superar essa fase difícil de adaptação e superação.
Se você precisa de ajuda com a presença em redes sociais, cartão de visitas virtual ou e-mail marketing, acesse nosso site e saiba mais sobre como podemos ajudar você nestes serviços!