Ter uma rede social ativa é o primeiro passo para ganhar visibilidade no digital. A partir do estudo do público alvo, estudo de tendências, construção de uma marca, frequência de postagens e do atendimento aos usuários, você tem chances de se destacar na internet. No entanto, só isso nunca será suficiente.
Sabe por quê? De nada adianta você produzir um conteúdo relevante, se não souber utilizar estratégias corretas para atingir o seu público. Existe na cabeça dos consumidores determinadas palavras, cores e construções textuais que podem despertar “gatilhos” que incentivam a tomada de decisão.
Ou seja, além de criativo e original seu conteúdo precisa ser, acima de tudo, altamente persuasivo. Seu texto deve tocar exatamente nas necessidades do seu público que você pretende atender com a venda do seu produto.
As técnicas de copywriting são extremamente poderosas para convencer seus potenciais clientes e alavancar suas vendas. Ter conhecimento delas deixará o seu conteúdo muito mais atrativo.
Se você tem interesse em se aprofundar no assunto, não deixe de ler esse artigo que preparamos para você!
O que é copywriting?
Copywriting é uma estratégia de Marketing e vendas que faz uso de textos persuasivos para convencer o leitor a tomar uma decisão. Essas estratégias são mais comuns do que se imagina e são usadas para produzir o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios, outdoors,cartas de vendas e muito mais. O profissional capacitado em realizar essa atividade é chamado de Copywriter.
Confira abaixo um exemplo na prática..
Texto A:
Fundada em 1997, a Vertente Cartões (empresa fictícia) é uma empresa voltada para a fabricação de máquinas de cartões de crédito. São vendidos modelos em dois tamanhos diferentes com frete grátis para todo o Brasil.
Texto B:
Cansado de perder clientes com a lentidão das máquinas de cartões de créditos tradicionais ao passar a compra? Os seus problemas acabaram. Somos a Vertente Cartões, e viemos para revolucionar este mercado, oferecendo há mais de 30 anos soluções ágeis e práticas que você e o seu cliente precisam.
Temos em nosso estoque modelos que se adequam a diferentes necessidades. E o melhor de tudo é que você pode receber em casa sem pagar nada pela entrega.
Se coloque no lugar do cliente e reflita: qual desses dois textos te convence mais facilmente a adquirir o produto? O segundo, não é mesmo? É que ele faz uso das estratégias argumentativas, que tocam exatamente na “dor” dos consumidores: a demora das máquinas de cartão de crédito tradicionais. Isso é copywriting na prática.
Como surgiu o copywriting?
Engana-se quem pensa que o copywriting se trata de uma técnica recente. Desde os primórdios da publicidade o processo de escrita está associado ao objetivo de convencer alguém. São conceitos interligados. Existem registros que mostram essas estratégias sendo usadas desde 1915!
A principal questão é que, com o passar do tempo, passou-se a diferenciar um texto de boa persuasão de um de má persuasão. A palavra copywriting foi definida pela primeira vez em 1828 e era usada para diferenciar o jornalista que escrevia anúncios do tradicional produtor de notícias.
O nome tem origem na expressão “cópia de escrita”, pois os primeiros copywriters precisavam escrever e depois copiar um anúncio várias vezes, já que não existia impressora.
Com o aprimoramento das técnicas de marketing, o termo passou a ser associado de fato à escrita persuasiva. No Brasil, o termo ganhou força a partir de 2018, com um aumento expressivo nas buscas do Google. Desde então tem sido cada vez mais estudado e aperfeiçoado.
Qual a relação entre copywriting, redação publicitária e marketing de conteúdo?
Copywriting, redação publicitária e marketing de conteúdo são termos interligados.
É comum utilizar copywriting como sinônimo de redação publicitária. Mas, se trata de um erro.
O texto publicitário é acima de tudo informativo-descritivo, e tem como principal objetivo apresentar um produto ou serviço. Ele pode ou não utilizar as técnicas de copywriting. Já o copywriting representa um “plus” nesse texto, que tem como função estimular a tomada de decisão do público através de técnicas persuasivas.
Essa estratégia persuasiva está intimamente ligada ao marketing de conteúdo. Ambos os termos estão ligados ao abandono das velhas técnicas invasivas da publicidade e são bastante utilizadas no fortalecimento de uma marca. Ou seja, se o marketing de conteúdo almeja engajar e atrair o público através de conteúdos diversificados e originais, o copy é essencial para que o leitor tome uma atitude e corresponda aos objetivos traçados.
Por que aplicar o copywriting na sua estratégia de vendas?
Seu conteúdo pode até ser criativo e inovador, mas, sem persuasão, dificilmente se converterá em vendas. É por isso que você precisa entender as técnicas de copywriting para aplicar em seu negócio. Confira abaixo algumas das aplicações:
– Alavancar o engajamento dos seguidores em suas redes sociais;
– Fazer com cliente e potenciais clientes enxerguem valor no seu produto;
– Incentivar para que baixem algum material produzido por você;
– Gerar Leads;
– Convencer o seu cliente a tomar uma ação.
Gatilhos mentais: a principal estratégia de copy
Os gatilhos mentais são mecanismos cerebrais que tornam mais rápido o processo de decisão do cliente. No livro ‘Armas da Persuasão’ de Robert Cialdini afirmou que o comportamento do consumidor é regrado por princípios psicológicos que nos levam a agir de maneira automática quando somos apresentados a esses gatilhos.
Os gatilhos mentais mais conhecidos e usados nas ações de copywriting são: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso. Confira abaixo:
1. Afinidade:
Pense no seu ciclo de amizades: você tende a se aproximar de quem se parece com você, correto? Na hora de tomar uma decisão de compra, o raciocínio é basicamente o mesmo. O seu cliente tende a comprar um produto com quem vivenciou um problema parecido com o dele, ou que ao menos sabe da existência desse problema.
Por isso, na hora de escrever o texto, se deve falar diretamente sobre a “dor” do seu cliente. Exemplo: “Está cansado de investir em redes sociais e não ter resultado?” ou “Quantas vezes você já comprou um produto e já se decepcionou?”
2. Aprovação social
Adquirir um determinado produto pode ser também sinônimo de fazer parte de um determinado grupo social. Ou seja, quanto mais pessoas adquirirem um produto, mais as outras pessoas são influenciadas a fazer o mesmo.
Por isso, procure sempre trazer depoimentos e dados que comprovem que seu produto é aprovado por outros consumidores. Exemplos: “Vendemos a primeira turma do curso em três dias”.
3. Autoridade
Você já deve ter ouvido por aí anúncios que trazem depoimentos e dados envolvendo especialistas no serviço prestado pelo seu negócio. Como por exemplo: “Quatro a cada cinco professores recomendam este livro”.
É que a opinião de especialistas também é fundamental para a tomada de decisão. Eles tendem a ser mais respeitados e é fundamental incluí-los na sua estratégia textual.
4. Compromisso e Coerência
Se você promete algo para o seu público você precisa cumprir. O comprometimento público faz com que a pessoa se sinta pressionada a se comportar de acordo com a missão que foi prometida. Exemplo: “Resultado em duas semanas ou entregamos seu dinheiro de volta”.
5. Escassez
Mais uma vez se coloque no lugar do consumidor saber que um produto é de edição limitada ou está prestes a se esgotar funciona como um empurrãozinho para tomar a decisão de compra, não é mesmo? Esse é o famoso gatilho da escassez.
Ele é acionado quando o consumidor se dá conta que pode perder a oportunidade e quer se livrar dessa sensação. Exemplo: “Compre antes que acabe” e “Últimas unidades”.
6. Reciprocidade
A frase “Gentileza gera gentileza” se encaixa perfeitamente com o gatilho da reciprocidade. É que o ser humano tem uma tendência inata a retribuir uma ação positiva com outra ação positiva.
Esse gatilho é ativado, por exemplo, quando você oferece descontos para primeira compra, disponibiliza brindes e também ações especiais em datas comemorativas.
Sabe quando você vai em uma feira e alguém te oferece uma amostra grátis ou um brinde por visitar o stand? Isso é uma estratégia para que você fique com o sentimento de que deveria comprar algo como forma de retribuição.
Checklist: como saber se estou no caminho certo nas técnicas de copywriting?
Com o texto já em mãos, fique atento aos seguintes fatores para saber se ele é de fato persuasivo:
- Ele apresenta o problema e uma solução para o seu cliente;
- Há a possibilidade do leitor se conectar e se identificar com o texto que você produziu;
- Identifique os gatilhos que você utilizou;
- Garanta que ele não está apelativo demais e sim condizente com o que você de fato oferece;
- Erros gramaticais devidamente revisados.
O ideal é que você contrate um profissional qualificado para desenvolver essas ações na sua empresa. O copywriter sabe exatamente como atingir as necessidades do seu cliente e fazer com que ele tome uma decisão de compra.
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