A gente sabe que começar no digital não é fácil e geralmente leva um generoso tempo para fazer sucesso. Dentre as principais estratégias do marketing de conteúdo, está a produção de texto para blogs.
Você já sentiu que escreveu o texto mais explicativo e criativo para publicar no site da sua empresa, mas ele sequer te rendeu audiência? Acontece que o Google não quer saber qual é o conteúdo mais criativo, mas sim aquele que responde corretamente ao que os usuários querem saber.
Uma opção para quem deseja crescer rapidamente no ranking da ferramenta de busca mais utilizada do mundo é por meio de anúncios pagos. No entanto, se você não possui verba para isso, é possível crescer de maneira orgânica na plataforma caso você conheça as técnicas corretas.
Se você não sabe por onde começar para aumentar o ranqueamento do seu conteúdo, não se preocupe. Preparamos este texto com algumas dicas e instruções para te ajudar a crescer. Boa leitura!
O SEO, sigla para Search Enginee Optimization, é um termo dentro do marketing digital utilizado para nomear o conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de aumentar a posição do seu site no ranking do Google de maneira orgânica (a parte gratuita).
Tirando os anúncios, os sites que aparecem nas primeiras páginas da plataforma são aqueles que melhor souberam utilizar as técnicas para atender às expectativas do Google e do usuário. E você também pode chegar lá.
Uma boa estratégia de SEO garante que o seu conteúdo chegue a um maior número de pessoas, fazendo com que você se torne autoridade no mercado e consequentemente consiga mais leads.
O primeiro passo antes de partir para as próprias técnicas de SEO é entender que algumas características dentro do seu próprio site podem estar atrapalhando o desempenho do site no Google. São elas:
O Google preza pela segurança na navegação do usuário. Logo, se o texto que você produziu contém SPAM, o buscador entenderá isso como uma má prática de SEO e prejudicará seu ranqueamento..
Quem nunca deixou de visitar um site porque ele apresentava excesso de anúncios? Essa prática aumenta a taxa de rejeição do conteúdo que você produziu, afetando o desempenho dele de maneira negativa.
É fato que a palavra “qualidade” pode ser bem abstrata. Mas, no geral, o Google considera de baixa qualidade qualidade aquele conteúdo curto, que não possui fontes com expertise e que não é original.
As palavras chaves são cruciais para garantir um bom desempenho orgânico nos buscadores. Porém o excesso delas faz com que o Google considere seu conteúdo como de baixa qualidade e prejudique o seu ranqueamento.
Já foi dito aqui: o seu site deve oferecer a melhor experiência para o usuário. E isso não inclui problemas como lentidão e sobrecarga.
É importante destacar que os resultados do bom uso das técnicas de SEO não são imediatos, mas possuem um retorno exponencial para os seus sites. Antes de começar de fato a utilizar as dicas, alguns passos precisam ser seguidos.
Já não é segredo para ninguém: não existe uma estratégia de marketing eficaz se ela não for direcionada a um objetivo. Por isso antes de lançar o seu conteúdo se pergunte: O que pretendo alcançar com ele?
Os objetivos do SEO precisam estar alinhados com sua persona. Para fazer o acompanhamento, opte por métricas mensuráveis e não pense duas vezes antes de redefinir a sua estratégia caso, após um tempo, o conteúdo siga sem te ajudar com os objetivos.
Para escrever de forma eficaz, você precisa saber com quem você está falando. A persona é basicamente um “esboço” com padrões de comportamento de seu público-alvo.
Sendo assim, antes de escolher o conteúdo que você irá produzir, se pergunte: Pelo que a minha persona se interessa? Quais são as dores dela e como o meu conteúdo poderá ajudá-la a resolver isso?
Após mapear os seus principais concorrentes no digital, análise como eles abordam os serviços e mensagens direcionadas para o público.
Descubra as forças do seu concorrente e reúna esforços para superá-las. Também tente absorver essas características positivas dele para se inspirar.
O uso das palavras-chave e ranqueamento no Google são interdependentes. Você dificilmente conseguirá resultados se não souber utilizá-las de forma estratégica.
As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa e representam a forma como o usuário pesquisa a própria dúvida nos buscadores. São os termos que utilizamos para direcionar o nosso conteúdo em páginas posts e sites.
As palavras-chave resumem o que o seu conteúdo quer comunicar para os internautas. Elas abrem a porta do seu site no meio virtual.
O conteúdo que você irá produzir deve ser sempre pensado na persona. Se coloque no lugar do leitor e faça as perguntas: como o meu público pesquisaria para encontrar o meu conteúdo como resposta? Do que o meu público precisa? Como meu conteúdo irá ajudá-lo?
O seu texto também precisa estar de acordo com o objetivo que você pretende alcançar. Por exemplo, se você pretende aumentar o número de conversões, invista em termos que incentivem a compra, como benefícios, vantagens, descontos, comprar.
Existem uma série de ferramentas que podem te ajudar a encontrar as palavras-chave para o texto que pretende produzir. Confira abaixo as principais;
Existem dois tipos de palavras-chave: as long tail e as head tail. Cada uma corresponde a uma etapa diferente da jornada do seu cliente.
Mais genéricas, as palavras-chave head tail são usadas no começo da jornada do cliente. O usuário ainda está fazendo uma pesquisa geral sobre o produto ou conteúdo que pretende consumir.
Por serem abrangentes, essas palavras-chave geralmente possuem uma concorrência maior nas primeiras posições do Google. Exemplos de palavras-chave head tail: pet shop, pet shop em Niterói, pet shop barato.
Já as palavras-chave Long Tail são mais específicas e são utilizadas da fase final da jornada. Mais informado sobre as próprias necessidades e soluções, o usuário realiza pesquisas por informações mais direcionadas ao objetivo dele.
Há menos concorrência entre esses termos, o que pode facilitar no ranqueamento. Além disso, os usuários que as utilizam tendem a gerar mais conversões. Exemplos de palavras-chave long-tail: onde encontrar pet shop com adestramento em Niterói, Melhores petshops para pássaros em Niterói.
O Google tem como principal objetivo oferecer a melhor experiência para o usuário, fazendo com que ele encontre as soluções para os questionamentos e desejos que possui.
Para o buscador, para que um conteúdo seja melhor qualificado, ele precisa ter expertise, autoridade e confiabilidade. Mas, o que isso de fato significa?
A sigla EAT, Expertise, Authoritativeness and Trust, é usada para representar um conceito que está dentro das diretrizes de avaliação de qualidade do Google e tem um importante peso no ranqueamento do seu conteúdo.
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