Site

Qual a diferença entre site, hotsite e landing page? Qual mais se adequa ao meu negócio?

Existem diversas formas e estratégias de marketing para você estabelecer a sua marca hoje, mas nunca se viu tanta necessidade de que isso ocorra de forma profissional no meio digital. Basta observar o seu comportamento e dos seus amigos, de quantas em quantas horas você está olhando para o celular e fazendo pesquisas no site do Google ou olhando uma rede social, por exemplo?

Após essa percepção, muitos empreendedores e autônomos enxergam que, por menor que seja o seu negócio, precisam se posicionar digitalmente. Só que a realidade é: muitos não têm como, no momento financeiro do negócio, contratar uma agência para que cuide do marketing digital da sua empresa e, por isso, começaram a pesquisar e tentar fazer por si. É nesse momento que surgem as dúvidas sobre estratégias e no que apostar, “um site, hotsite ou landing page, o que são e do que o meu negócio precisa?

Visando responder essas perguntas e ajudar autônomos e pequenos negócios, produzimos um vídeo no youtube e criamos esse post. Aqui vamos te explicar o que é site, hotsite e landing page, bem como qual implementar, dependendo da ação de marketing que queira executar.

Site

Todo mundo conhece “site” em modo geral, sendo um conjunto de páginas na web que você acessa através de uma URL (endereço digital. Ex.: www.seusite.com.br). Por exemplo, essa página em que você está lendo esse blog post faz parte do conjunto de páginas que é o site da Criadora Oceano.

O seu cliente, quando ele coloca o nome da sua empresa nos mecanismos de busca da internet, ele está procurando o seu site. No entanto, dependendo do ramo do seu negócio, podemos tirar algumas categorias, a título de exemplo: Globo.com é um portal de notícias, um canal informativo, Americanas.com é um e-commerce, um site de vendas, o Facebook é uma rede social, a Netflix um site de streaming de vídeo e a Petrobrás um site corporativo ou institucional.

Logo, de um modo geral, toda empresa precisa ter um site, sendo ele a base de um posicionamento digital mais profissional com estratégias de SEO, para otimizar e trazer tráfego, bem como informações institucionais, como as abas de “quem somos”, “contato” e, após, o enquadramento adequado à alguma das categorias de site, de acordo com o produto/serviço oferecido.

Hotsite

Em sentido geral, “Hotsite” significa site quente, sendo este ligado à uma estratégia de marketing, à promoção ou lançamento de um produto novo da sua marca. É um site pequeno, com URL própria e com tempo de duração limitado, existindo somente enquanto a ação promocional estiver em curso, sendo o seu conteúdo pautado em informações focadas no que está sendo divulgado, sem informações institucionais.

O objetivo deste tipo de site é a prospecção de clientes ou captação de leads, através de uma compra direta ou inscrição/formulário de algum evento ou seminário. O design é mais chamativo, com apelo visual para atrair mais visitantes, sendo muito utilizado como página de destino em links patrocinados.

Devido ao tempo limitado de veiculação, o hotsite, em geral, não tem grandes preocupações com otimização para buscadores, seu foco maior é no apelo visual.

Por exemplo, em promoções estilo “caminhão do faustão” ou outros sorteios de grandes empresas, os hotsites são o endereço de cadastro para participação da promoção.

Landing Page

A Landing Page geralmente é muito confundida com Hotsite, por ter o mesmo objetivo de prospecção de clientes e/ou captação de leads, no entanto, tem por principal diferença o fato de não possuir um tempo limitado de duração, perdurando por um longo período, só sendo modificada ou retirada do ar caso a estratégia da empresa mude.

Outra característica é que não precisa ter um domínio próprio, ela pode estar contida no site da sua empresa, como um link direto para um serviço. Muito utilizada também para anúncios de Facebook Ads e Google Ads, quando você quer direcionar as pessoas para uma ação específica, seja uma compra, preencher um formulário, se cadastrar em um evento ou baixar um ebook gratuito.

Por onde começar?

Muitos agora poderiam falar pra você: comece por um site! E esse realmente é o primeiro passo para um posicionamento digital adequado. Mas tratando-se de pequenos negócios, a sua urgência do momento pode ser outra.

Então, antes de ir direto para um site, pense na sua empresa e na solução que ela oferece, pense no seu cliente, no seu público alvo, no comportamento desse consumidor e, principalmente, do que mais você está precisando agora: é construção de autoridade ou faturamento?

Vou te dar alguns exemplos, se você é uma marca de roupa, um site de e-commerce é fundamental para o seu negócio, podendo futuramente ter uma landing page para captação de leads de pessoas que queiram ser informadas quando chegarem novas coleções na sua loja!

No caso de serviço, você tem que analisar se seu produto é perpétuo ou sazonal. Podendo ter uma landing page direto para a contratação ou lista de espera. Tudo depende da atividade fim e da necessidade atual do seu negócio, sendo indiscutível que, por mais que opte por uma landing page ou hotsite no primeiro momento para uma ação de marketing, não tire da sua vista a necessidade de ter um site maior, com abas institucionais para crescimento da sua autoridade na internet.

Por que contratar uma empresa especializada nesse assunto para a construção do meu site, hotsite ou landing page?

Você não precisa ser o expert em tudo no seu negócio. Quando falamos de pequenas empresas, muitas vezes você se enxerga no papel do CEO, RH, financeiro, vendedor e o entregador de mercadoria/serviço.

Além dessas funções, pode ser extremamente exaustivo somatizar a função de desenvolvedor das suas estratégias de Marketing Digital. Montar um site, hotsite ou landing page demanda tempo, redação estratégica, entendimento de web e aposto que você às vezes não tem/nem quer fazer isso, quer apenas pensar em formas de melhorar seu produto/atendimento para ter mais qualidade de entrega e faturamento.

Por conta disso a Criadora Oceano existe, proporcionando valores de investimento bem menores que uma agência de Marketing, conseguimos te ajudar a pôr em prática suas estratégias, fazendo com que você ganhe tempo para desenvolver e se aprofundar no que você realmente é bom!

Delegar é uma arte, e quanto mais o empreendedor/autônomo aprender isso, mais a sua empresa irá crescer! Agora que você já sabe a diferença entre site, hotsite e landing page, que tal investir nestes tão poderosos meios de divulgação on-line? Entre em contato conosco ou acesse o nosso catálogo de serviços, temos uma equipe altamente capacitada para fazer a sua empresa se destacar na internet e obter resultados ainda melhores.

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