Como podemos ser reconhecidos sem uma imagem? Você não precisa ser nenhum expert em marketing para entender a importância da identidade visual para a sua empresa.
Ela deve ser vista como uma prioridade pois, como o nome bem diz, é através dessa identidade que a sua marca pode ser reconhecida em todo o mundo.
Quando elaborada de maneira correta, a identidade visual pode fortalecer a sua marca e atrair novos clientes. No entanto, quando feita de maneira amadora ou sem o acompanhamento de profissionais qualificados, o resultado tem grandes chances de ser o oposto.
A elaboração da identidade visual da sua empresa é um processo longo e bastante técnico. Fatores como o nome da marca, logotipo, tipografia, vetores, desenhos, formatos, slogan, efeitos visuais são levados em consideração para que o resultado seja “a cara” do produto ou serviço que você almeja vender.
Engana-se quem pensa que as cores das marcas são escolhidas de forma aleatória. Na área das artes e design é realizado um estudo conhecido como Psicologia das cores que mostra como nosso cérebro transforma as cores em sensações, e como esses tons afetam o nosso comportamento.
E é aqui que muitos erram, pois tendem a escolher para o seu negócio suas cores favoritas, mas que não necessariamente casam com o tipo de serviço/produto que você comercializa.
Se você está começando o seu negócio e não sabe como as cores podem despertar diferentes sensações nos consumidores, não deixe de ler esse post.
Reflita: existem características suas, sejam elas físicas ou comportamentais, que se destacam e fazem com que você seja lembrada pelo seu ciclo social.
A identidade visual pode ser compreendida como um conjunto de elementos e técnicas visuais que formam a identidade de uma empresa. É através dela que a sua marca será reconhecida e referenciada pelo público. É a primeira lembrança e impressão que o seu público tem do seu serviço.
Ela abrange itens visuais como logo, cores, frases, decorações, peças institucionais e tipografias. São elementos que de certa forma traduzem como é a sua marca e o que ela quer comunicar.
No entanto, ser somente esteticamente bonita não é suficiente para a sua identidade visual. Ela precisa traduzir os valores da sua marca, e a mensagem que você quer passar para o seu cliente.
Perceba que empreendimentos voltados para o público infantil apostam em jogos divertidos e fazem uso de cores mais chamativas. Note também que marcas voltadas para as classes A e B optam por designers mais minimalistas e cores que passam a ideia de sofisticação, como o preto e o bege.
Apesar de estarem interligados, marca, identidade visual e branding não são a mesma coisa.
A identidade visual engloba todo o conjunto de fatores relacionados ao visual da empresa. Ela está presente desde a paleta de cores escolhida até a tipografia escolhida.
Já a marca corresponde ao logotipo que é aplicado nos diferentes produtos e ações do seu negócio.
O branding, por sua vez, envolve toda a criação e posicionamento do mercado e ultrapassa os aspectos visuais da empresa. Ele tem como objetivo principal despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.
Ter o branding definido é essencial para criar uma identidade, já que ele define a “essência” que será exposta por meio de conteúdos visuais. Representa a maneira como sua marca deve ser posicionada.
É preciso trabalhar esses elementos de maneira estratégica, para que a sua empresa consiga gerar valor no mercado, atraindo seu público de maneira espontânea e criativa.
Antes de tudo, é preciso ter em mente que você precisará de um designer qualificado para desenvolver a identidade visual da sua empresa. Essa etapa deve ser entendida como investimento e não como um gasto para impulsionar o seu negócio.
A identidade visual da sua empresa não pode ser definida apenas com base em fatores estéticos. Confira abaixo o que deve ser levado em conta:
O primeiro passo a ser levado em conta é: que público desejo atingir e qual é a mensagem que eu quero transmitir?
É importante que esse público seja o mais específico possível, com informações como gênero, renda, profissão e localização. Se você se sentir um pouco perdido, uma sugestão é verificar as redes sociais dos seus concorrentes e identificar quem são os seguidores mais engajados.
Para se aprofundar neste assunto, você pode ler o nosso artigo que te ensina como identificar seu nicho, público-alvo e desenvolver sua persona, Não deixe de conferir
Com o público definido, parta para a segunda pergunta: como o visual pode ajudar na apresentação da minha marca? Busque referências também nas empresas do mesmo setor.
O logotipo é uma representação gráfica da sua marca. Ela é formada por um ícone, feito em design gráfico e por um texto, chamado de tipografia.
A regra “menos é mais” vale para a definição do seu logotipo. O excesso de elementos pode passar a ideia de desorganização e infantilidade para a sua marca. A tendência minimalista tem sido adotada por cada vez mais marcas. Confira abaixo os casos da GM e do Cabify.
Quanto à tipografia, opte por fontes de fácil leitura e menos complexas que não atrapalhem a legibilidade.
Criar uma paleta de cores relevante é fundamental para garantir um bom posicionamento para a sua marca. Elas são capazes de despertar sentimentos no seu público e não podem ser escolhidas de maneira arbitrária.
O estudo da psicologia das cores pode te ajudar e muito na seleção. Continue a leitura que iremos aprofundar esse tema abaixo.
A psicologia das cores é um estudo que tem como principal objetivo compreender de que maneira o comportamento humano é influenciado pelas cores. Dentro da psicologia ela define quais sensações cada cor pode proporcionar às pessoas, bem como as possibilidades de criar desejo.
Não é por acaso que grandes redes de fast-food, como o Mc Donalds e o Burger King, usam o amarelo. E, acredite se quiser, a cor ,que transmite energia e vitalidade, é também comumente associada à fome. Consegue perceber a sacada dessas empresas e a importância das cores da logo da sua empresa?
Esses estudos são mais antigos do que se imagina. Em 1810, o cientista e escritor alemão Goethe publicou a Teoria das Cores. Ele defendia que as cores provocam efeitos sensoriais diferentes em cada pessoa. Com o passar dos anos, esses estudos foram ampliados e aperfeiçoados por outros pesquisadores.
Satyendra Sigh, pesquisadora da Universidade de Winnipeg, divulgou dados que mostram a influência das cores na decisão de compra dos clientes.
De acordo com a academicista, o consumidor toma a decisão de compra nos primeiros 90 segundos após a interação com o produto. Entre 62% e 90% dos clientes julgam um produto a partir da cor.
As estratégias de marketing precisam ser persuasivas para que funcionem. As cores e sua psicologia são usadas nas marcas e logomarcas para que elas sejam mais facilmente associadas pelos consumidores.
A técnica é muito mais complexa do que parece. Apostar nas cores corretas pode te trazer vantagens com relação ao seu concorrente. É preciso compreender quais são os seus reais objetivos para definir as cores.
As diferentes cores são concebidas de diferentes formas. Elas precisam ser escolhidas com base na mensagem que você quer passar. Por exemplo, o verde está ligado à natureza e passa a ideia de segurança, estabilidade e harmonia. Já o vermelho chama bastante a atenção e está associado a emoções mais intensas, como o amor e a raiva.
Você sabia que as cores podem influenciar até mesmo na percepção dos preços por parte dos usuários? O vinho, por exemplo, é comumente associado ao conceito de requinte. Já o laranja é considerado uma cor de preços mais populares e justos. Pessoas mais impulsivas reagem melhor ao laranja e preto.
É válido ressaltar que os estímulos proporcionados podem sofrer alteração de acordo com sua aplicação e combinação. É preciso escolher cores harmônicas para garantir a eficácia do projeto. Uma sugestão é combinar cores complementares, que podem ser visualizadas no disco cromático.
Dados divulgados pela Quicksprout mostram que os anúncios coloridos são 26% mais notados pelos consumidores que as versões em preto e branco.
Sempre que tiver oportunidade, realize testes para saber qual tonalidade entrega os melhores resultados para o seu negócio.
Confira abaixo um breve resumo sobre as sensações que cada cor pode transmitir, com base em uma pesquisa do No Film School:
Vermelho: Está ligado a emoções mais intensas como a raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, amor
Rosa: É considerada uma cor delicada. Está ligada a amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, delicadeza, feminilidade
Amarelo: É considerada a cor da criatividade. Ligada à sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação.
Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.
Verde: Representa a natureza. Passa a ideia de cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência
Azul: Cor da harmonia e da espiritualidade. Espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma. conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia.
Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
Preto: Considerada uma cor sofisticada. Relacionada a poder, sexualidade, sofisticação.
Branco: Representa a pureza, proteção, amor, respeito.
Consegue perceber a importância das cores para sua estratégia de marketing? Não pense duas vezes antes de contratar um time capacitado para cuidar da identidade visual da sua empresa. Entre já em contato com a Criadora!
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