Para que sejam realizados alguns serviços, principalmente na área de marketing, podemos nos deparar com a necessidade de enviar ou preencher um briefing. O Briefing é um documento que reúne informações importantes para a criação de um projeto, como orçamento, prazo, objetivo e público, tornando o resultado final o mais próximo possível do esperado. Escrever briefing não é uma prática usada apenas por marketeiros e publicitários, mas sim por administradores, designers e muitos outros.
Quando falamos especificamente sobre briefing de marketing, estamos nos referindo a uma orientação para a realização de algum projeto, podendo ser direcionado para uma agência publicitária, para uma criadora ou para a comunicação interna da empresa. Fazer um briefing corretamente é muito importante para direcionar a equipe e, assim, atingir o resultado esperado.
Antes de detalhar o que deve ter em um briefing, é importante ressaltar que em um briefing informação nunca é de mais. É importante detalhar tudo que for necessário para a correta execução do serviço.
Dados sobre a empresa
Para fazer o briefing de uma empresa é necessário incluir informações que a contextualizam, como seu histórico, missão, visão, valores, número de funcionários, cases de sucesso… Tudo que ajude o setor criativo a tornar o resultado final mais próximo do briefing de marketing e da realidade da empresa.
Informações sobre o produto ou serviço
Incluir características do produto ou serviço a ser ofertado na ação de marketing, processo de produção, prós e contras, diferenciais, entre outros no briefing de marketing é interessante, pois permite que os colaboradores atinjam um resultado mais satisfatório para o cliente.
Dados sobre o público-alvo
Ao fazer um briefing de marketing é importante detalhar para quem o projeto é destinado, permitindo que o setor criativo se comunique de forma mais eficiente com esse grupo. Para isso, é preciso listar informações como faixa-etária, classe social, localização, grau de escolaridade, ocupação, hábitos, por exemplo.
Além disso, é recomendado que se crie uma ou mais personas, ou seja, perfis dos clientes ideais, antes de enviar o briefing.
Informações sobre o mercado
Dados sobre o funcionamento do seu mercado de atuação, assim como de sua concorrência, são fundamentais para a elaboração de um bom briefing de marketing. Para isso, é essencial relatar as informações obtidas em pesquisas de mercado de forma sucinta e objetiva.
Objetivos
É fundamental que se inclua um texto resumindo seu objetivo ao escrever o briefing. Isso facilita a compreensão e, consequentemente, a execução das tarefas necessárias para atingi-lo.
Como vimos acima, enviar o briefing é extremamente importante para que a realização do projeto atinja suas expectativas. Ele norteia a execução de todas as etapas do processo, garantindo que elas estejam alinhadas entre si e seguindo o objetivo detalhado no briefing.
O briefing de marketing é essencial para todas as etapas do projeto, já que garante a organização do planejamento, da execução e do resultado final.
Agora que entendemos mais sobre briefing, vamos dar um exemplo de respostas que devem ser bem preenchidas nele.
Se você vai contratar a criação de um logo, por exemplo, é importante que você escreva no briefing não só as cores que você gosta, mas também cores que deseja evitar.
Seja sempre o mais preciso possível. Dizer “azul” é muito amplo, procure usar o nome da cor ou algum exemplo que qualquer pessoa que leia o briefing consiga entender.
Um clássico dos briefings quando pedem a cor amarela é, por exemplo, amarelo correios. Quem lê o briefing vai saber exatamente qual amarelo você está se referindo.
Agora que você já sabe o que é um briefing e como montá-lo, o que está esperando para fazer o seu? Escolha o serviço que precisa para alavancar o seu negócio na internet, contrate e mande o seu briefing.
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