Quando você decide empreender, começa a traçar planos para divulgar sua empresa e aí começa a se deparar com palavras que, dentro do Marketing Digital são bem comuns, como nicho, público-alvo e persona e, para quem é leigo, podem tornar a sua estratégia um bicho de sete cabeças.
Nesse post vamos explicar o que é cada um deles e porque são importantes, para que você finalmente os entenda, bem como vamos te explicar como criá-los para sua empresa.
Nicho, ou nicho de mercado, de forma bem simples significa a área específica que seu negócio atua dentro de um segmento. Vamos exemplificar para você: Imagine que sua empresa atua no mercado do varejo de moda, dentro dele temos diversos nichos, que são especificações desse mercado, como moda plus size, moda gestante, moda infantil, e por aí vai.
É como se você especificasse um assunto, em um tema amplo. Vamos te trazer mais um exemplo, imagine um advogado, dentro da advocacia temos os nichos: trabalhista, consumidor, tributário, família, e por aí vai.
Mas será que sua empresa precisa escolher um nicho? Vamos aprofundar esse tema abaixo.
A Criadora Oceano, por exemplo, atua no mercado de Marketing Digital, mas no nicho de empresas locais e de pequeno porte.
Já ouviu aquela frase: “Quem fala com todo mundo não fala com ninguém?”, essa é uma grande verdade, principalmente quando pensamos em pequenas empresas e nicho, vamos te explicar o porquê.
Quando sua empresa escolhe um nicho, ela consegue se comunicar com um público específico e, por óbvio, atender com mais qualidade. A escolha de um nicho de mercado faz com que você entenda as necessidades dos seus consumidores com mais clareza e profundidade, garantindo assim um grande diferencial frente à sua concorrência.
É através desse mapeamento profundo que seus produtos/serviços irão se destacar em meio às inúmeras informações que seus clientes recebem diariamente, facilitando a conversão e garantindo o sucesso do seu empreendimento.
Sendo assim, a definição de um nicho de mercado abrirá a oportunidade da sua empresa se tornar especialista e referência, apresentando produtos e serviços de forma mais especializada, garantindo vendas e fidelização.
Nesse ponto ou você já pensou em algum nicho, para deixar seus produtos e serviços mais específicos, ou ficou na dúvida de como deve proceder para conseguir de fato definir seu nicho e se destacar da concorrência.
Se for esse o caso, abaixo destacamos alguns pontos necessários que podem te ajudar a identificar o melhor nicho para sua empresa:
Caso você ainda esteja pensando em empreender, o ideal para a escolha de mercado é pensar em coisas que você gosta de fazer e tem aptidão, já que empreender não é simples e toma bastante do nosso tempo.
Dessa forma, seu trabalho vai se tornar mais leve e, claramente, ser um especialista no assunto será mais natural para você, já que é algo que você ama.
Caso sua empresa já esteja em funcionamento, faça o exercício de identificar o mercado que você atua, para depois destacar o segmento e ver se você tem um nicho ou não. Vamos dar um exemplo abaixo:
Mercado: Cosméticos
Segmento: Produtos para cabelos
Nicho: produtos veganos para cabelos
Importante! Faça pesquisas sobre seu nicho, análise o público, especificar é bom, mas quando especificamos demais, podemos acabar dando um tiro no pé pela falta de uma demanda que seja suficiente. No modelo acima, por exemplo, poderíamos ter especificado mais ainda incluindo “produtos veganos para cabelos crespos e cacheados” mas talvez a demanda, em caso de negócios locais, não seria suficiente.
Diferente se fosse um negócio 100% digital, onde o número de pessoas no Brasil, por exemplo, que demandam “produtos veganos para cabelos crespos e cacheados” é bem maior.
Aproveitando, a sua região de atuação não é o seu nicho. Não confunda as duas coisas. Combinado?
Não cometa o erro de pensar primeiro no seu produto para depois ver se tem demandar e ficar tentando criar oportunidades, é nesse ponto que a maioria das empresas que vão à falência erraram.
O segundo passo após escolher o seu nicho não é pensar nos produtos, e sim pensar nas demandas do mercado. Para que você consiga atingir seu nicho de mercado, é preciso identificar uma necessidade de um público específico para o qual poucas ou nenhuma empresa olhou ainda.
Somente a partir daí você poderá pensar na solução que poderá apresentar por meio de um produto ou serviço. Uma boa ideia para estruturação é o modelo do Lean Canvas, ele lhe dará uma boa noção se sua ideia é, por exemplo, economicamente sustentável.
Esse é um último ponto para a definição do seu nicho. Análise de demanda e concorrência. Normalmente, quanto maior a demanda, maior a concorrência.
Por isso, analise bem seus concorrentes, identifique os produtos que eles oferecem, como abordam o público e encontre nesses pontos o seu diferencial, o que você pode oferecer de inovador, para se destacar.
Público-alvo, também conhecido como target, nada mais é que a definição da fatia da sociedade para qual os serviços/produtos da sua empresa podem ser úteis, sendo estes o centro da sua comunicação e estratégias de Marketing.
Sua definição é importante para que você seja mais certeiro em toda a sua comunicação e estratégia de captação de novos clientes, haja vista que pensar apenas em mercados e nichos podem ser abrir um leque muito grande e complexo de possibilidades.
Sendo assim, definir seu público-alvo é como se você fizesse um recorte dentro do nicho selecionado e selecionasse aqueles consumidores que, com base em pesquisas, acredita que têm mais chances de comprar a sua ideia.
A definição de um público-alvo não pode ser algo aleatório, sendo ele uma excelente maneira de trabalhar com a segmentação do mercado. Ela deve vir após intensas pesquisas de mercado, análise do cenário econômico geral e do seu setor de atuação. Quanto mais dados sobre o público ideal a empresa tem, maiores são as chances de obter sucesso em seus planos.
A partir dessa definição, o foco da sua empresa poderá ser a fatia da população que mais se adequa a sua oferta e, com a comunicação correta, conseguirá inclusive, desenvolver seus argumentos de vendas.
A ideia é justamente “criar um alvo”, eliminando uma grande quantia de pessoas que possivelmente seriam impactadas por um anúncio que você viesse a fazer, sem possuírem interesse no conteúdo.
Dessa maneira, você otimiza o investimento da sua empresa e coloca os seus esforços para atingir aquela parcela da população que realmente tem a ver com o seu negócio e com os produtos que você está oferecendo.
Para criarmos o público-alvo, é preciso considerarmos características tanto socioeconômicas, como demográficas de um determinado grupo. Isso inclui coletar dados, como:
Caso você já tenha uma base de clientes, você pode tirar uma média desses dados para a construção do seu público-alvo, por exemplo: Mulheres, de 25 a 45 anos, com salário médio de R$6.000, que sejam classe média, com ensino superior completo e residam no Estado do Rio de Janeiro.
As informações podem variar, dependendo do nicho que você trabalhe, por isso, não se prenda a lista acima, pense em características em comuns desses consumidores e inclua na descrição do seu público-alvo.
Persona, de forma bem resumida, é um perfil semi-fictício que representa o seu consumidor ideal. É como se você descreve-se nos mínimos detalhes a pessoa que representa seu consumidor ideal, de forma não mais tão estatística, como o público-alvo, mas emocional também, levando em consideração suas dores e sonhos e como os seus serviços/produtos a atendem.
Sendo assim, se levarmos em consideração que, dentro de um público-alvo existem dezenas de perfis diferentes de consumidores, a persona seria o retrato do seu cliente ideal, aquele que você mais busca.
Definir esse personagem é fundamental para nortear de forma mais adequada às suas estratégias de Marketing, ajudando a identificar de forma mais clara com quem a sua empresa fala, quem ela busca como cliente, reduzindo objeções de compras, melhorando sua comunicação e aumentando a rentabilidade da sua empresa.
O estudo de persona pode ser feito de diversas formas, sendo necessário analisar alguns detalhes sobre o seu público-alvo para ir adiante.
Sendo assim, não basta apenas analisar a parcela da população que se enquadra dentro das propostas da sua empresa, mas também estipular quais são os perfis ideias de clientes para o seu negócio, tornando esse estudo cada vez mais específico.
Para a definição de uma persona por completo e criação desse cliente ideal fictício, normalmente são levantadas e estabelecidas as seguintes informações:
Não há problemas em criar mais de uma persona, podendo ser uma persona para cada produto que sua empresa oferecer, por exemplo. O importante é saber diferenciá-los e mostrar para qual produto ou serviço cada uma dessas personas é indicada, tornando a sua comunicação ainda mais eficaz.
Esses três assuntos que abordamos acima, nicho, persona e público-alvo, são fundamentais que sejam criados da forma mais profissional possível para que sua estratégia de Marketing Digital dê certo.
A Criadora Oceano, dentro dos seus pacotes de assinatura, possui a consultoria de uma hora que é realizada por um especialista em Marketing Digital que pode orientar sua empresa como montar essas definições e materiais da melhor forma.
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