Marketing Digital

Manual para iniciantes de como vender pela internet

Vender pela internet não é apenas uma tendência, mas o caminho para negócios, por mais que sejam físicos, se adequarem ao mundo digital que estamos vivendo,

Além disso, a internet oferece uma série de vantagens para quem deseja vender qualquer tipo de produto, como por exemplo baixo investimento inicial, ampla gama de consumidores, mínimas barreiras à entrada.

Trata-se de um espaço democrático, no qual pouco importa se o negócio é grande ou pequeno, saindo em vantagem aquele que oferecer a melhor experiência de compra em termos de preço, atendimento e qualidade do produto.

Porém, o que acaba travando muitos empreendedores na hora de digitalizar seus negócios é: Por onde começar para vender online?

É exatamente essa pergunta que iremos responder agora!

Passo a passo de como vender pela internet

Vamos partir do pressuposto que você já tem um negócio local e esteja buscando levá-lo ao mercado digital para aumentar seu número de vendas, beleza? Ou seja, você já tem um produto definido e uma marca.

O ideal também é que você tenha uma persona – modelo do seu cliente ideal, com dores e sonhos definidos relacionados a solução que você vende – definida, para que seja certeiro em suas ações de Marketing, no entanto esse é um ponto que muitos empreendedores acabam passando batido. Então ele será seu primeiro passo.

Defina o seu cliente ideal

Atirar para todos os lados na internet literalmente não é a melhor estratégia. Trabalhar dessa forma é quase como se você tentasse encontrar uma agulha em um palheiro, onde a agulha é seu cliente ideal e o palheiro é o mundo gigantesco da internet.

Por isso, é preciso ter em mente qual é o perfil do seu cliente ideal e entender quais as pessoas que mais tem propensão a comprar na sua loja virtual. Pesquise as características do seu público e também quais são os canais de compra favoritos, para assim trabalhar com estratégias que façam sentido às pessoas que podem comprar seus produtos.

Escolha sua plataforma de vendas

Decidido quem é seu público, o próximo passo é definir qual será seu canal ou canais de vendas. As opções são inúmeras, como redes sociais, marketplaces e sites de e-commerce.

O ideal é que essa plataforma seja o mais profissional possível, pois no meio digital a aparência importa muito mais. Além disso, tenha espaço para que seus clientes possam incluir depoimentos relacionados ao seu produto/serviço, isso vale muito mais do que a sua própria descrição do quanto o seu produto é incrível.

Estando cada vez mais familiarizado com a Internet, o consumidor online está em busca de cada vez mais facilidade para concluir as suas compras.

Você, como vendedor, deve identificar quais são os canais que mais trarão clientes à sua loja online. Suas estratégias precisam se basear nas vontades do cliente, para que os resultados dessas ações gerem números positivos à sua empresa.

Precisa de ajuda para montar um canal de vendas ou consultoria para identificar qual mais se adéqua ao seu tipo de negócio, acesse nossos serviços que conseguimos te ajudar.

Gere tráfego qualificado

E aqui está o ponto onde a maior parte dos empreendedores batem cabeça. Uma das principais diferenças do digital para o físico é que os clientes não estão passando na sua calçada diariamente, logo, por mais que existam muito mais pessoas online do que no seu bairro, para tornar seu canal conhecido é preciso investir em tráfego!

Com base nas informações colhidas ao elementar seu público-alvo e quais os canais que eles mais compram, você poderá trabalhar com essas informações valiosas para gerar um tráfego cada vez maior e qualificado.

Assim, as pessoas que se encaixam no perfil do seu cliente chegam a sua loja online, com mais chances de concluírem suas compras.

Nesse ponto, é importante que você entenda as fases da venda pela internet, as quais podemos dividi-las em:

  1. Atrair visitantes;
  2. Converter visitas em vendas;
  3. Fidelizar clientes.

Para começar a vender pela Internet e aumentar o faturamento do seu negócio, é recomendável implementar o conceito, no mundo dos negócios que chamamos de funil de vendas. Mas o que seria isso?

O funil de vendas indica as etapas que o potencial consumidor deve passar desde o primeiro contato com a marca até que a venda seja concretizada. Ou seja, esse conjunto o leva por diferentes fases para que ele possa efetivamente se tornar um cliente.

Otimize a logística de entrega

Por fim, a parte essencial do processo é fazer com que o produto chegue até a casa do consumidor, sem avarias e o mais rápido possível, e mais, de forma barata.

Para isso, é necessário utilizar os serviços de empresas de transporte que permitem o oferecimento de um frete barato e rápido. Por isso, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem

Para garantir uma boa gestão dessa área, é necessário utilizar o suporte de uma plataforma de E-commerce que ofereça integrações em todo o sistema, para que seu estoque esteja em sintonia com as vendas e assim, você tem a oportunidade de vender mais, sem gerar qualquer problema ao seu cliente.

Conclusão

Podem parecer muitos passos ou muitas coisas novas para aprender e até desafiador, mas não acompanhar esse momento e se estabelecer no digital é ficar pra trás e acabar colocando seu empreendimento em risco.

Aqui na Criadora temos planos de assinatura que garantem descontos em vários serviços e parceiros, além de lhe garantir consultoria com um profissional especialista em marketing digital que poderá lhe orientar por qual caminho seguir, você não precisa fazer tudo sozinho.

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