Muitos empreendedores, quando começam a pensar em tráfego pago pensam: Devo anunciar no Google ou no Facebook ? Qual é a melhor plataforma de anúncios pagos? Por onde eu vou conseguir mais clientes?
A resposta sensata é depende! A decisão por Google Ads ou Facebook Ads deve ser pensada de acordo com os objetivos e interesses da empresa e do perfil de compra do cliente.
O mundo ideal é: invista em ambos. Mas se a grana tá curta e você precisa escolher, acompanhe esse texto que vamos te ajudar a tomar sua decisão!
Google Ads é o antigo Google Adwords, sendo esta a plataforma de anúncios do Google, o maior buscador da internet. Só para que você tenha uma ideia ele conta com:
Esses números transformaram essa plataforma na maior de anúncios online do mundo, oferecendo três formatos principais de anúncios:
Não importa o que você vende ou para quem, as chances são boas de que haja um formato de anúncio que tornará seus produtos ou serviços mais atraentes para o seu cliente.
O Google é conhecido por gerar tráfego qualificado, seja orgânico (sem valor de investimento, no caso de sites ou blogs) ou pago.
Isso acontece porque o algoritmo da plataforma entende o que o usuário está pesquisando ou no que está interessado e apresenta os anúncios que melhor se encaixam nesse perfil.
Logo, em um anúncio da rede de pesquisa, por exemplo, se alguém pesquisa por “planilha financeira”, entende-se que ele está precisando de apoio para controle financeiro e, por conseguinte, serão esses anúncios que irão aparecer para esse usuário.
Mesmo na rede display os anúncios, a rede de parceiros e o usuário são empreendidos de maneira que o anúncio alcance quem tem maior potencial de conversão.
O Google tem como principal formato de cobrança a quantidade de pessoas que clicam no seu anúncio, o que é uma grande vantagem, já que você só paga se o cliente quiser conhecer sua empresa.
O valor do clique vai depender da palavra usada e da quantidade de anunciantes para ela.
Importante ressaltar que a plataforma possui um índice de qualidade do anúncio, na qual determina se sua empresa deverá dar lances pequenos ou maiores, para que apareça para os usuários.
O índice leva em consideração a experiência da pessoa que está recebendo o anúncio. Portanto, é importante pensar bem nas palavras-chaves, no texto do anúncio e na página que o cliente vai ver após clicar, para que o usuário que a está recebendo não a enxergue como uma interrupção da sua experiência ou irrelevante, o que pode acabar elevando o nível do seu custo por clique.
Se por um lado o Google é líder em volume de anúncios de pagamentos por clique, o Facebook Ads é líder de uma das fatias que compõem esse modelo, o anúncio social pago.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o Facebook ainda ocupa o primeiro lugar entre as redes sociais, mesmo que outras mídias tenham surgido, entre elas o Instagram e o Youtube.
Cada vez mais a plataforma incentiva os chamados “conteúdos nativos” em formato de anúncios. Sendo estes modelos tão semelhantes a uma publicação de usuário que se mistura ao tipo de conteúdo produzido. Um anúncio que não parece anúncio.
De forma similar ao Google Ads, aqui o anúncio também passa por uma avaliação de qualidade, como por exemplo em relação ao tamanho do texto da imagem, podendo ter uma redução de alcance em casos de baixa qualidade no material.
No que tange a segmentação para melhorar as taxas de conversão do anúncio, elementos demográficos como idade e gênero são apenas a ponta do iceberg.É possível segmentar interesses, comportamentos, eventos pessoais como “usuários que casaram há 1 mês”. Com esse nível de personalização é capaz de alcançar exatamente quem você deseja, concorda?
Apesar de ser possível configurar para cobrança por clique, no Facebook, em geral, a cobrança é pela visualização do anúncio, ou seja, sempre que alguém ver o seu anúncio, mesmo que não clique, você vai pagar alguns centavos por isso.
Para definir, pense: onde meu cliente está em maior número e por mais tempo no dia? Se a resposta for nos buscadores, aposte no Google Ads, se for nas redes sociais, aposte no Facebook Ads.
É importante aqui analisar o resultado que você quer obter, por exemplo: é aumentar a percepção local da minha empresa? São vendas? É captação de leads? Analise a sua estratégia, isso fará com que você tenha mais clareza na hora de investir.
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