O Google possui diversas ferramentas que ajudam a planejar, organizar e melhorar o marketing da sua empresa, além de claro, ter as ferramentas de propaganda como Google Ads e Google Adsense onde você pode anunciar ou gerar receita para o seu site.
Uma dessas ferramentas que todo profissional de marketing deve conhecer é o Google Trends, uma ferramenta que ajuda a planejar, por exemplo, ações de SEO e Marketing de Conteúdo.
Continue lendo este post e veja como essa ferramenta pode ajudar a melhorar o marketing digital da sua empresa.
Google Trends é uma ferramenta gratuita lançada em 2006 e tem como objetivo descobrir as principais tendências de uma palavra-chave. Quando foi criada, não era atualizada constantemente, ou seja, os dados ali mostrados acabavam ficando ultrapassados.
Mas atualmente, com as novas atualizações, o Google Trends passou a atender todos os públicos de maneira muito satisfatória. Traz informações sobre as as preferências de pesquisas dos usuários, utilizando o banco de dados do Google.
O interessante da ferramenta é que você pode fazer segmentações por região, período do ano ou comparar palavra-chaves e temas para saber o que está mais em voga no momento
Você pode, por meio do Google Trends, identificar sazonalidade em pesquisas e entender como funciona o mercado ao longo do ano, permitindo criar estratégias para momentos de baixo e alto volume de pesquisa.
Para utilizar é bem simples e não é necessário ter conta, basta acessar https://trends.google.com/trends e começar digitando as palavras-chave que você quer comparar. Feito isso, o Google mostra um gráfico do quanto ela foi pesquisada até hoje.
Além disso, embaixo também mostra o detalhamento da pesquisa por região, onde a palavra-chave foi mais utilizada e ainda pesquisas relacionadas a ela.
Você pode digitar duas, três ou mais palavras, mas recomendamos usar até 4 comparações para garantir uma possibilidade de análise correta.
O Gráfico de volume também ajuda a entender de forma bem direta o comportamento do volume de busca ao longo do período selecionado na busca.
Principalmente para um produtor de conteúdo ou empresas que possuem blog, essa ferramenta é essencial. Como dito anteriormente, serve para descobrir qual a palavra-chave mais utilizada, o que facilita na hora de escrever um texto ou anúncio que chame os usuários para o seu produto, aumentando o tráfego em sua página e trazendo possíveis novos clientes.
Um outro ponto importante para se utilizar é quando seu mercado usa muitas palavras para dizer a mesma coisa. Por exemplo, será que as pessoas pesquisam por “comprar óculos de grau” ou “comprar lentes de grau”. Analisando no Google Trends você saberia em qual palavra-chave focar para ter maior audiência.
Quando a pessoa procura por uma palavra específica, é provável que ela esteja querendo uma solução específica também, ou seja, é o momento do seu produto aparecer na página! Por isso é indicado quando for escrever um título, por exemplo, verificar o que está sendo mais utilizado e usar também!
É importante entender o que o público procura justamente porque não adianta escrever excelentes conteúdos, se ninguém procura por eles, é como colocar um outdoor em uma rua que ninguém nunca passa.
Em resumo, observe algumas razões para utilizá-lo:
Com tantas funcionalidades, o Google Trends se transformou em uma ferramenta de destaque para produtores de conteúdo e em estratégias de marketing digital. Gostou do post? Siga-nos nas redes sociais e fique ligado em todas as novidades!
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