De acordo com um relatório produzido pela We Are Social em conjunto pela HootSuite em julho de 2021, mais de 3.96 bilhões de pessoas fazem uso das redes sociais, o que corresponde a mais da metade da população mundial. No Brasil, esses dados são ainda mais expressivos: 66% da população está presente no digital e passam cerca de 3h31min nas diferentes plataformas de interação digital.
Esses fatores mostram que existem bilhões de pessoas dispostas a curtir as marcas favoritas e também conhecer as novidades que o mercado digital tem a oferecer. Ou seja, independentemente de qual seja o segmento do seu serviço, estar presente na internet fará com que ele seja mais notado e conhecido.
No entanto, apenas criar uma conta não basta e comprar novos seguidores pode te trazer uma falsa sensação de sucesso. É preciso que atraia internautas e faça com que eles não somente consumam, mas também engajem com seu conteúdo.
Engajamento digital corresponde a toda interação que seu cliente terá com a marca, seja curtir, comentar, compartilhar e salvar. Não basta que o internauta seja o seu seguidor na rede social. É fundamental que ele se torne um fã e defensor da sua marca, e isso você consegue através da construção de uma relação próxima e amigável com ele.
Realizar investimentos no engajamento digital do cliente é uma tendência no marketing digital de empresas de todo mundo. O relatório do Engajamento do Cliente, publicado pela Twilio, mostrou que investir no engajamento digital dos clientes traz impactos positivos na retenção e confiança do consumidor nas receitas, chegando a ser de 95% em empresas brasileiras.
O Brasil é o país da América Latina com maior proporção de engajamento em redes sociais, chegando a 61%. Percebe a importância de se investir neste fator?
Conquistar o engajamento do seu público é essencial para o sucesso da sua estratégia. Mas isso não ocorre de forma rápida. É sempre importante ter um profissional especializado em redes sociais para te ajudar nessa etapa.
Antes de começar qualquer estratégia no digital, você precisa saber conhecer o seu público. E você já está cansado de ouvir que não se pode pular essa etapa fundamental. E a resposta parece óbvia: você somente produzirá um conteúdo que o seu cliente terá vontade de engajar se for interessante para ele.
Por isso, busque informações como histórico de compras, comportamento digital e poder de compra. Empresas estão cada vez mais unindo dados estruturados (como endereços e telefones) e dados não estruturados (como um tweet no feed). Ter um sistema de CRM poderá te ajudar não somente a reunir esses dados mas também cruzá-los com os de diferentes clientes para identificar gostos em comum.
Passada essa etapa, vamos para as próxima.:
De nada adianta você, no começo da carreira no digital, simplesmente querer marcar presença em todas as redes sociais. Além de arriscada, essa atitude fará com que você perca tempo produzindo um conteúdo que sequer será visto pelo seu público alvo. Pelo simples fato de não ser uma rede social que ele costuma utilizar.
Dessa forma, os esforços de interação – e aplicação de recursos – devem ser maiores nas redes em que o seu público estiver. Lembre também que cada plataforma pede uma linguagem diferente e ela deve ser readaptada. O Twitter, por exemplo, limita o tamanho de um post a 280 caracteres.
Se você tem foco no e-commerce, é importante saber a localização física dos seus clientes também. Assim, além de descobrir pontos de atenção no envio e entrega do produto, você conhece fatores como clima e realidade socioeconômica local, que podem te ajudar a aperfeiçoar e modelar seu serviço de acordo com essas realidades.
Agora que você já conhece o seu público e sabe onde encontrá-lo, é hora de agir. Tente antecipar tudo o que o seu cliente espera ou procurar saber com base em assuntos pontuais. Por exemplo, se você trabalha com moda, pode trazer publicações sobre uma nova tendência. Ou, se você trabalha com produtos naturais, pode trazer mitos e verdades sobre um novo método de emagrecimento.
Caso surja um bloqueio criativo, não se desespere. Busque referências nas empresas concorrentes e outras marcas que te inspiram. O ideal é ser criativo e não perder tempo ao adaptar seu conteúdo às novas tendências.
Sua estratégia para ampliar o engajamento não deve se limitar apenas à produção de conteúdo. Ela perpassa também pelo atendimento ao cliente e ao pós-vendas. Confira abaixo algumas dicas para aplicá-la.
A produção de conteúdos digitais, como podcasts e posts em áudio, transformaram a maneira como consumimos conteúdos e são tendência no marketing. Elas se popularizaram sobretudo diante da correria das pessoas, que acabam sem tempo para realizar leituras.
Para investir nesse novo modelo de conteúdo, pare e pense: sobre o que meu cliente gostaria de ouvir? Quais são os assuntos e as conversas que ele está interessado? Quais são suas paixões, interesses e curiosidades? Pense também que um texto diferente daquele feito para leitura. Ele deve ser mais dinâmico e também dialogal, como se você estivesse conversando diretamente com o ouvinte.
Você bem sabe como o seu cliente gosta de se sentir especial. A construção de uma comunicação amigável e próxima fará com que ele crie liberdade e se sinta à vontade para passar feedbacks e comentários positivos. É importante que você esteja sempre aberto a respondê-lo e auxiliá-lo, seja por meio de chats ou conversas nos comentários.
Além disso, é importante também que você promova ações que estimulem o seu seguidor a compartilhar e divulgar o seu serviço. Algumas empresas, por exemplo, sobretudo no setor de beleza e estética, oferecem descontos a quem indica o produto a amigos e conhecidos. Você também pode realizar sorteios e oferecer brindes exclusivos.
Esses sistemas permitem que você crie relatórios com métricas como quais recursos estão sendo acessados, por quais pessoas, por quanto tempo um usuário permanece no seu site e o que um novo usuário utiliza do produto antes de desistir. Eles são essenciais para buscar pontos de melhoria e facilitar a experiência do consumidor na sua plataforma de vendas.
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