Os negócios locais exigem atenção a algumas frentes específicas quando falamos em Marketing digital, diferente das estratégias para empresas com atuação abrangente ou operações digitais, como as lojas virtuais, por exemplo.
Isso não quer dizer que as táticas não sejam válidas para ambos os contextos, mas que algumas especificidades precisam ser contempladas para que você tenha resultados mais expressivos.
Por isso, iremos desmistificar algumas estratégias e te ajudar a colocar em prática!
É imprescindível a um negócio local estar no Google Meu Negócio, e o motivo é simples, pense eu seu comportamento, você já buscou por um estabelecimento e recebeu como retorno à sua pesquisa informações sobre o local como imagens, endereço, contato e até algumas perguntas e respostas sobre ele?
É assim que sua loja ou empresa aparecerá quando cadastrada no Google Meu Negócio, ferramenta que possibilita a inscrição de estabelecimentos e uma lista de informações sobre sua operação indexando-o na primeira página de resultados do Google.
Por favorecer a geolocalização nas pesquisas, ele auxilia no aumento do tráfego de pessoas para o seu negócio e, consequentemente, impactam o incremento de vendas, se consagrando como indispensável no marketing digital para negócios locais.
Muitos se assustam quando leem essas três palavras, é o seu caso? Calma que iremos te explicar esse conceito e porque ele importa pra tua estratégia.
SEO (Search Engine Optimization) é a otimização de sites para mecanismos de buscas, como Google, para que sejam encontrados mais facilmente.
Quando falamos de negócios locais, seu site e estratégia de SEO deve contemplar táticas específicas, vamos listar abaixo:
As recomendações e avaliações são o ouro do seu negócio no digital!
No contexto de busca por produtos e serviços, atualmente os clientes levam em consideração o que é dito ou indicado por outros consumidores que já tiveram uma experiência prévia junto à sua empresa.
Não há o que temer. Se você oferece produtos de qualidade e um bom atendimento em seu estabelecimento, certamente a maior parte das recomendações serão positivas.
É claro que quanto mais pessoas você receber, mais difícil será agradar as diversas personalidades, interesses e gostos, mas o mínimo de “reclamações”, quando bem tratadas, podem mostrar, inclusive, mais qualidades em optar pela sua empresa: agilidade em resolver problemas, caso venham ocorrer.
Neste sentido, vale permitir espaços para as avaliações em seu site, além de monitorar outros canais, como o Google Meu Negócio, e redes sociais, como o seu Facebook, que abrem espaço para as opiniões.
Use seus produtos como permuta para divulgação nos canais deles e convide-os a participar dos seus fazendo o que melhor sabem: gerando conteúdo com linguagem proprietária deles.
Como eles são da região do seu empreendimento, muitas vezes a parceria de um influenciador pode ser mais forte, inclusive, que um anúncio pago em redes sociais. Pois, além deles se comunicarem diretamente com seu público alvo, ainda irão falar positivamente de você,
No marketing digital para negócios locais é importante ser realista quanto a abrangência de atuação possível, por isso, não necessariamente você precisará estar em todas as redes sociais.
Se você não consegue dispor esforços e investimentos para estar em todos os canais, escolha sabiamente onde e como participar de cada um.
Vamos listar algumas ações importantes para te ajudar:
O Facebook e o Instagram se despontam como canal para investimento propício para a maior parte dos negócios – e você pode começar investindo quanto quiser/puder.
Vale lembrar que uma estratégia de marketing digital para negócios locais adequada passa por todas as etapas de construção que as demais, e tê-la centrada em seu consumidor é o segredo para o sucesso.
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