Redes Sociais

Como vender no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e apesar de muitos dizerem que está em queda, os números de usuários são gigantescos e por ter todos os públicos conectados na rede, virou fonte de venda devido a grande quantidade de acessos. 

Um ponto que tornou o Facebook ainda mais atrativo para quem quer anunciar seus produtos pela internet é que ele é dono do Instagram e do Whatsapp, que também são ótimos canais de divulgação para micro e pequenas empresas.

Nesse post, vamos abordar a melhor maneira de obter sucesso nas vendas no Facebook, através do f-commerce e Facebook ads.

O que é f-commerce?

Também conhecido como Facebook-commerce, chegou para adicionar mais uma função a essa rede social que inicialmente era apenas para comunicação entre amigos. É uma loja virtual dentro da plataforma. 

A principal vantagem é ser grátis, mas em geral, é uma ótima plataforma para quem quer começar do zero. Conheça o que ela proporciona: 

  • Cadastro ilimitado de produtos;
  • Criação de seção de catálogos;
  • Ferramenta de atendimento ao cliente;
  • Central de ajuda.

A familiaridade que os clientes têm com a plataforma também é um ponto positivo, eles reconhecem funções do aplicativo, o que torna mais fácil a interação com a página. Curtir um produto, o espaço para deixar comentários e o botão para compartilhar com seus amigos são características que permanecem.

Apesar de inúmeras vantagens, ainda não é possível finalizar o pagamento do produto pelo próprio Facebook. Para resolver esse pequeno problema, há duas opções: finalizar diretamente com o comprador pelo Messenger ou direcionar o cliente para sua loja virtual em outro ambiente, fora do Facebook.

É ideal para você, empreendedor, que ainda está começando. 

O que é Facebook Ads?

Como o alcance orgânico, ou seja, aquele que o usuário vê sem que você precise pagar,  está cada vez mais difícil, o Facebook Ads surgiu para ajudar as empresas a alcançarem melhores resultados. O Facebook Ads é a plataforma para anunciar dentro do Facebook e do Instagram. Apesar do Facebook ser dono do Whatsapp, nesse canal ainda não é possível realizar anúncios.

A interface da plataforma não é das mais simples, mas com um pouco de estudo você consegue realizar os anúncios da forma certa. Você pode criar anúncios personalizados ou usar posts que já foram publicados para dar mais alcance a eles. Existem diversos tipos de anúncios e objetivos, cada um tem suas vantagens e desvantagens, por isso saber qual e quando usar é fundamental para não perder dinheiro com o anúncio. 

Dica fundamental para não perder dinheiro com anúncio: antes de usar o objetivo de conversão, crie anúncios de tráfego e engajamento. Isso permite que o Facebook conheça o seu público e só então faça anúncios de conversão.

Os anúncios do Facebook são direcionados aos usuários de acordo com informações de localização, dados demográficos, comportamento e interesse, portanto, esse é o seu maior desafio: segmentar de maneira correta.

Após criar um anúncio, é hora de definir o orçamento e oferecer um lance para cada clique ou mil impressões que sua campanha receberá. Você pode definir um orçamento diário ou um valor máximo que deseja gastar com sua campanha.

O custo por clique (CPC) do Facebook tem preços bem competitivos em relação ao Google Ads, ferramenta de anúncios do Google. Mas, novamente, o melhor lado é poder segmentar os anúncios para uma audiência extremamente específica. 

Uma dica valiosa é começar com valores baixos para testar sua campanha, pois o pagamento ao Facebook independe da performance de venda, isto é, se você vendeu ou não, terá que pagar ao final da campanha. 

Por que devo utilizar o Facebook Ads?

Em resumo: 

  • Segmentação bastante específica;
  • O grande público que utiliza a rede social;
  • Permite vários tipos de anúncios.

E aí, se sente mais confiante para criar sua loja virtual ou anúncios no Facebook ads? Fique ligado em nossas redes sociais para receber todas as novidades!

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