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BBB 22 e marketing: como o reality show pode alavancar suas vendas

Luciano Estevan, primeiro eliminado do Big Brother Brasil 22, entrou na casa mais vigiada do Brasil com um objetivo: se tornar famoso. O sonho do ex-brother durou apenas uma semana, mas sabemos que você, leitor, está há mais tempo na internet com um objetivo similar: garantir a visibilidade da sua marca e aumentar as suas vendas no meio digital.

Com o aumento no número de audiência, somada à integração de celebridades no grupo conhecido como camarote, o reality show virou uma verdadeira vitrine de produtos. Para se ter uma ideia, um batom da marca Verídica IT utilizado pela participante Rafa Kalimann no BBB 20 em uma noite de paredão esgotou em questão de horas após o programa ir ao ar.

Já as participantes Manu Gavassi e Juliette, do BBB 20 e BBB 21 respectivamente, utilizaram potentes estratégias de marketing enquanto estavam confinadas, o que as rendeu não somente vagas na final do reality, mas também milhões de seguidores nas redes sociais.

Por se tratar de um dos maiores programas de entretenimento da TV Brasileira, anunciar no BBB custa caro. No entanto, você sabia que é possível aumentar suas vendas por meio do reality sem necessariamente ser um patrocinador?

Se você é fã de realities e se interessou pelo assunto, este texto foi feito especialmente para você. Boa leitura!

Antes de tudo: o seu público está onde o BBB está?

É fato que, antes de testar qualquer estratégia de marketing para vender o seu produto, é preciso fazer perguntas sobre o seu público alvo. Por isso, antes de nos aprofundarmos sobre a temática BBB, você precisa se perguntar: o meu público acompanha o reality show?  

Fazer este questionamento é essencial para evitar que você perca tempo em um conteúdo que não se comunica bem com o seu público. Também é importante realizar testagens: se o BBB não está te ajudando a alcançar o objetivo que você almeja, é hora de partir para a próxima estratégia. 

O que o BBB já nos ensinou sobre resultados digitais?

Mesmo que indiretamente, o reality show, e principalmente os participantes, já deram verdadeiras aulas sobre como produzir um conteúdo único e viral para as redes sociais. 

Essa questão foi potencializada sobretudo a partir do BBB 20, quando famosos que já possuíam uma equipe de comunicação preparada deixaram um conteúdo ou até mesmo um produto pronto para ser divulgado nas redes sociais. 

Confira abaixo alguns dos principais ensinamentos do BBB sobre marketing nas redes sociais:

  1. Planejar é preciso

É impossível falar sobre planejamento digital no BBB e não citar a cantora e atriz Manu Gavassi. A paulistana que conquistou o terceiro lugar no BBB 20 planejou e produziu conteúdo para ser publicado nas redes sociais por cerca de três meses, o tempo que durou o confinamento.

A artista também deu uma verdadeira aula sobre o storytelling. Ela comparou a ida ao reality show com um retiro espiritual, e os posts eram feitos conforme os acontecimentos na casa: prova do anjo, imunidade, liderança, e até mesmo a grande final.

E não é que a ideia deu certo? A cantora primeiramente ofereceu um conteúdo criativo e viral para depois vender as músicas que produziu. A  conquistou cerca de 7.6 milhões de seguidores durante a estadia no reality show. 

Em paralelo a canção “Deve ser Horrível Dormir sem Mim”, uma parceria da cantora com Glória Groove lançada após o confinamento, ultrapassou a marca de 19 milhões de visualizações no Youtube. 

De maneira análoga, se você pretende ter sucesso no meio digital, você precisa ter um planejamento. Após ter os seus objetivos definidos, realize pesquisas, testes e planeje o seu conteúdo de acordo com o interesse do seu público. Também fique de olho nas datas de oportunidade para alcançar engajamento. 

  1. Gere uma identificação com o público: o fenômeno Juliette

A paraibana Juliette relata ter deixado um pequeno papel com o login e senha do instagram dela pouco antes de entrar no BBB 21. O que ela não esperava era conquistar um milhão e meio de reais e alcançar a marca história de 23 milhões de seguidores, se tornando a ex-BBB mais seguida da história do reality.

Mas, como tudo isso aconteceu? A maquiadora não tinha a menor vergonha que era apaixonada pela região de origem dela, o nordeste. A equipe de comunicação da sister fez uso de elementos típicos da cultura nordestina, como o chapéu de cangaço, o milho e o forró, para gerar conteúdos que fizessem com que o público se identificasse com a paraibana. 

Dentre as estratégias utilizadas pela equipe de Juliette, também se destaca a humanização da paraibana. Cientes de que conteúdos que mostrassem o cotidiano da participante antes do confinamento, os social media não mediram esforços para expor momentos de Juliette antes do confinamento, como fotos em festa, cantorias e momentos com a mãe, Dona Fátima. 

  1. Aposte na presença omnichannel

A estratégia omnichannel corresponde ao uso simultâneo e interligado dos mais diferentes canais de comunicação. Essa tendência está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos. Ela acontece, por exemplo, quando você disponibiliza um produto tanto para venda online quanto presencial.

O BBB 22 trouxe como novidade a existência de um jogo, o Big Game, em que as pessoas realizam apostas sobre o reality, o que ajuda a unificar esse universo de games com o programa exibido na TV e também na plataforma de streaming Globoplay.

A estratégia omnichannel dá mais visibilidade para o seu produto e ainda permite que você dialogue com diferentes públicos, desde que saiba que linguagem utilizar com cada um. 

7. Pequenas parcerias, grandes oportunidades

Se tem uma coisa que o BBB nos ensinou é que uma parceria feita de maneira estratégica pode ser bastante lucrativa. Prova disso é que a Avon patrocinadora do reality teve uma aumento exponencial nas vendas de um batom vermelho após Juliette utilizá-lo no BBB 21.

Você só tem a ganhar quando escolhe os parceiros corretos para o seu negócio.  Para isso, faça uma pesquisa para identificar possíveis apoiadores e analise se eles fazem sentido para o objetivo que você pretende atingir. 

8. Marketing de influência: quem tem boca vai à Roma

O Big Brother viu a audiência disparar após incluir celebridades no elenco. Quantas vezes você já comprou ou deixou de adquirir um produto após ouvir a opinião de uma celebridade? O Marketing de Influência tem como base a confiança e na recomendação,  que pode ser uma arma poderosa para que você alavanque as vendas. 

Uma sugestão é apostar nos micro influenciadores digitais,  que são personalidades com até 100 mil seguidores nas redes sociais, mas com um poder de engajamento às vezes até superior do que influencers com milhões de seguidores.

Isso acontece porque os micro influenciadores são voltados geralmente voltados para um nicho. Eles falam sobre um determinado assunto para um público bem específico. Além disso, por possuírem menos seguidores, passam uma ideia de proximidade. 

Como o BBB pode te ajudar a alcançar os objetivos que você planejou?

1. Big Brother Brasil: uma máquina de conteúdos virais

É fato que o reality show é uma verdadeira fonte de memes. Quase que diariamente, o programa vai parar nos assuntos mais comentados do Twitter por conta de acontecimentos dentro da casa. E você precisa ficar de olho nesses virais e utilizá-los ao seu favor.

Se você falar sobre algo que interesse ao seu público, ele lerá o seu conteúdo. Por isso, o primeiro passo é pesquisar se ele se interessa pelo BBB. Caso a resposta seja sim, é hora de partir para a ação. 

Fique de olho no que acontece no BBB  e analise o que pode ou não gerar conteúdo. Um exemplo recente é o caso do McDonalds com a eliminação de Luciano no BBB 22. Após o brother falar constantemente que quer ser famoso, a rede de fast food mudou a biografia no Twitter para: “O melhor lugar para os fãs do Luciano do BBB pedirem pra tirar uma foto com ele”.

2. Não tenha medo de se inspirar em ideias que deram certo

Tá liberado aprender sobre marketing enquanto se diverte acompanhando a casa mais vigiada do Brasil. Nossas grandes ideias não teriam sequer aparecido se a gente não tivesse inspirações. E não tem nada de errado nisso. 

Por isso, não hesite antes de repetir suas estratégias que deram certo.  Além disso, busque comparar as ações dos brothers dentro da casa para avaliar se elas podem render memes ou conteúdos criativos. 

Você gostou do conteúdo? Então não deixe de ler o artigo que preparamos sobr Nicho, público-alvo e persona

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