Toda empresa, independentemente do tamanho, precisa ter uma boa gestão de relacionamento com o cliente e mais, ter isso implementado de forma profissional. Cada fase do cliente, até mesmo antes dele de fato adquirir o seu produto ou serviço, merece uma comunicação diferente e é por isso que escolher o melhor CRM para sua empresa é fundamental.
Imagine a seguinte situação: você é dono de uma loja de doces e possui uma variedade que atende ao público comum, público fitness, diabéticos e intolerantes a lactose. Os bolos tradicionais, que foram feitos com leite e açúcar, entram em promoção, você informa isso a toda a sua base? Inclusive ao público diabético e intolerante à lactose?
Muitas empresas pequenas, principalmente quando estão na fase inicial, podem responder: “Claro, vai que essas pessoas tem amigos que podem comer o bolo tradicional?”. O problema é que isso não funciona. As pessoas querem comunicação para elas, não para os amigos. Mandar para todo mundo é pior pois você perde credibilidade e se torna “o chato” que não fala nada interessante.
O CRM te ajuda a mandar comunicação personalizada, tornando suas ações com maior taxa de venda e fidelizando seu cliente com mensagens que serão vistas como pensadas especialmente para ele.
É aí que entra o CRM! Quanto menor a empresa, ou mais na fase inicial ela estiver, mais fácil de implementar e, além disso, ele pode ser o caminho que faltava pro seu negócio de fato deslanchar e fidelizar cada vez mais clientes!
Ficou interessado? Nesse blog vamos te explicar de forma simples o que é CRM, se tem esse sistema de forma gratuita e como você pode implementar na sua empresa. Segue aqui no texto com a gente.
CRM são as siglas para Customer Relationship Management que, traduzindo para o português fica Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou seja, trata-se um plataforma que acumula todas as informações sobre o seu cliente, bem como todas as comunicações já realizadas da sua empresa com ele para munir tanto seu time de vendas, como o marketing, numa futura abordagem ou campanha. Ou seja, não é um EXCEL!
O objetivo estratégico do CRM é fazer uma empresa ser mais rentável no longo prazo e tornar seus vendedores mais eficientes e produtivos.
Assim, uma das chaves da rentabilidade da empresa é entregar valor real aos seus clientes, sabendo exatamente quais as dores desses clientes e como pode solucioná-las, por meio de seus produtos e serviços.
Nesse contexto, as estratégias de CRM ajudam a entregar esse valor aos clientes e, com isso, alcançar seus objetivos táticos para que ocorram mais vendas, fidelização e indicações.
Confira o vídeo abaixo que traz informações complementares sobre o assunto:
CRM é um software que, na maioria dos casos, pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com todas as informações que precisa sobre o seu prospect é transformador.
Para quem nunca acessou um sistema de CRM, só de escutar o nome pode vir a cabeça algo difícil e burocrático, mas a verdade é que não precisa ser. No mercado existem várias opções e o que mais se adequa a sua empresa é o que a sua equipe consegue usar e alimentar com facilidade!
Cada software de CRM possui um sistema e suas particularidades, por isso, recomendação nossa, estude e investigue antes de contratar. Nesse blog iremos trazer algumas recomendações, mas agora, de uma forma até um pouco generalista, vamos falar como eles funcionam:
Cadastro de clientes: Este pode ser manual ou, caso seu sistema permita, através de exportação de um arquivo para outro; e
Registro de informações: o importante é que toda a equipe possa fazer anotações sobre os clientes, onde o sistema armazena, organiza os dados e fornece informações como histórico de compras, canais preferidos de atendimento, entre outros.
Ou seja, podemos afirmar que o CRM é seu braço direito, que sempre mostra o que você precisa para saber apontar soluções que ninguém viu.
O foco principal na implementação desta plataforma consiste em construir uma relação forte entre a sua marca e seu público, algo que é tão preciso independente do tamanho do seu negócio. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios!
Por menor que seja o seu negócio e, mesmo que você tenha todas as informações sobre as vendas que já foram realizadas de cabeça, não se contente em controlar essas informações em uma planilha.
Pense: quanto maior o meu negócio ficar, pior será passar todos esses dados para um CRM e, caso eu venha a delegar, meus funcionários de vendas e marketing precisam ter acesso a tudo isso que eu sei de cabeça.
Você pode implementar follow ups para todos os processos de vendas, como primeira abordagem, reuniões, propostas, orçamentos, entre outros. Pular alguma etapa do processo de fechamento pode ser sinônimo de perda de vendas e ninguém quer isso.
Ter esse sistema organiza seus vendedores, tendo assim o dia mais organizado.
O CRM possibilita as informações sobre um cliente em um único lugar, como interações com a equipe de vendas, materiais baixados, os e-mails abertos e reuniões realizadas, tudo para fazer abordagens cada vez mais assertivas e personalizadas que, por conseguinte, geram mais vendas.
Aliás, principalmente para pequenas empresas, clientes fidelizados geram indicações que fomentam mais vendas e mais clientes.
Através da plataforma também há a possibilidade de acompanhar o desempenho da equipe de vendas e, através dessa gestão, resolver questões e solucionar problemas mais rapidamente.
Como falamos acima, o CRM permite providenciar soluções mais rápidas, mas não somente isso, como decisões importantes para o seu negócio também.
O acúmulo de informações em uma única plataforma, principalmente para uma empresa em crescimento, apresenta um panorama geral de pra onde a empresa está indo e oferece informações valiosas como ticket médio do público e produtividade para um planejamento estratégico mais assertivo.
Se você chegou até aqui, deve ter percebido a importância e as vantagens da implementação desta plataforma na sua empresa e agora deve estar se perguntando: “Tem gratuito? Se tiver que pagar, qual o valor do investimento? Qual a melhor plataforma para o meu negócio? ”
Por isso, abaixo fizemos uma lista das principais plataformas de CRM, levando em consideração desde as gratuitas, até as pagas, confere:
Dependendo do porte da sua empresa, principalmente se ela estiver em fase inicial, é comum e normal que ela tenha um orçamento limitado.
Assim, mesmo levando em consideração que uma gestão bem feita de clientes pode ser o grande divisor de águas do seu negócio para que ele cresça de forma saudável, de início pode ser complicado investir em uma opção paga.
A boa notícia é que há ferramentas gratuitas que podem te atender muito bem! Confira 3 CRMs grátis que podem ajudar o seu negócio.
O RD Station CRM é voltado para negócios que estão no início da estruturação das equipes ou processos comerciais para o crescimento, se for o seu caso, pode ser excelente para sua empresa.
Os principais benefícios desse software são as funcionalidades como o registro automático das interações com os clientes, histórico de contatos disponíveis para todos os times em quaisquer dispositivos, integração com calendários e discadores de telefonia. Além disso, a solução cria lembretes para a execução de tarefas, incluindo follow-ups, ligações, visitas e envio de e-mails.
Esse CRM também possui a facilidade e integração direta com o RD Station Marketing, sendo esta uma ferramenta de automação na qual sua empresa pode disparar campanhas de email marketing para sua base de clientes, por exemplo.
O Hubspot CRM é 100% gratuito, permite criar usuários ilimitados e registra até 1 milhão de inscrições.
Entre os recursos, estão o registro de todas as empresas com as quais se tem contato, o rastreio de todos os e-mails enviados pelos diferentes setores, a organização do pipeline de vendas por meio de um painel com visão panorâmica das etapas e o agendamento e gerenciamento de tarefas.
Essa ferramenta é mais indicada para negócios mais comerciais, que possuem um grande fluxo de clientes.
A edição gratuita do Zoho CRM, é voltada exclusivamente para pequenas equipes, haja vista que permite apenas três usuários.
A principal vantagem desse sistema é que ele é fácil de usar e oferece recursos valiosos para empresas de pequeno porte, como gerenciamento de leads, negociações e contatos, tarefas e eventos, marketing multicanal, integração com outros aplicativos da Zoho e outros.
Agora que você já conhece as principais opções gratuitas do mercado, provavelmente está interessado em saber mais sobre as opções pagas, mas antes, temos duas observações sobre os CRMs que iremos listar abaixo:
Confira abaixo três opções de CRMs pagos:
O Agendor é um CRM desenvolvido no Brasil.
Ele traz diversas funcionalidades que podem facilitar muito todo o processo de vendas da empresa, como a possibilidade de administrar todo o funil de vendas, monitoramento completo do processo comercial e personalização das etapas, acompanhando o potencial de cada oportunidade.
Ele também permite o controle de métricas de vendas em tempo real, segmentando as informações por colaborador, equipe e período de tempo. Um dos diferenciais é que conta com API aberto, ou seja, pode ser integrado a ferramentas diversas, como de atendimento, pré-venda, ERPs, entre outras.
O Pipedrive é uma plataforma fácil de usar, que tem uma interface intuitiva e, ao mesmo tempo, elegante e personalizável.
Como seus principais diferenciais podemos citar o suporte gratuito pelo celular, indicadores visuais que mostram quais ações são necessárias para fechar mais vendas, e-mails e notificações que funcionam como lembretes de atividades, rastreamento de e-mails, fácil configuração e personalização.
O Agile, também voltado para empresas de pequeno e médio porte, visa automatizar processos de marketing, vendas e serviços.
Ele tem como principais funcionalidades ações como gerenciamento de contatos, automação de marketing e acompanhamento de vendas.
Um dos seus principais diferenciais é um sistema de telefonia que dispõe de ligações com clique e automação de voicemail, o que otimiza os contatos com possíveis clientes. Outros recursos são a automatização na criação de reuniões com o auxílio de um calendário on-line e acompanhamento dos processos dos times.
Que toda empresa precisa de uma boa gestão, isso é óbvio! Mas se você veio trazendo a sua empresa até aqui sem ele, você pode estar pensando que talvez a implementação possa ser demasiadamente trabalhosa, haja vista que tem que treinar a equipe quanto ao novo sistema e criar essa cultura internamente.
Então vamos te ajudar com essa decisão, existem alguns pontos que são característicos que podem servir de gatilho para sua decisão de implementar ou não. Vamos conferir a lista e entender se é o caso da sua empresa:
Se identificou com algum desses problemas? Abaixo vamos te explicar como a Criadora Oceano pode te ajudar!
Nós sabemos que mudar uma cultura de trabalho com a implementação de um novo sistema pode ser desafiador, mas pode ser “um mal” que vem para o bem, se você quer de fato que sua empresa cresça.
A implementação de um sistema de CRM é uma prova de que sua empresa quer conquistar mais mercado, escalar seu negócio, chegar a mais clientes, não fazendo isso de qualquer jeito, mas sim gerando atendimento de qualidade, com campanhas de marketing certeiras e uma equipe altamente produtiva para absorver as demandas.
Nos nossos planos de assinatura temos a consultoria online, onde você pode apresentar seu modelo de negócio e, junto a um dos nossos especialistas, escolher a plataforma de CRM que mais se adequa e que melhor irá lhe atender, bem como encontrar soluções inteligentes de implementação.
Para saber mais, acesse os nossos planos e escolha o seu!
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