As redes sociais trouxeram diversos benefícios para as empresas que as utilizam. É uma forma de se aproximar do cliente, compartilhar as novidades e ainda aumentar a lucratividade se souber explorar o aplicativo da maneira correta.
Por ser uma rede social gratuita para todos os usuários, se tornou uma grande porta de entrada para micro e pequenas empresas que querem fazer marketing digital como alternativa aos atrasados modelos offline de mídia como folder e panfletagem.
Mas como gerar lucro vendendo pelo Instagram?
É um pergunta feita com frequência por micro e pequenos empresários. A resposta é simples: crie conteúdo interessante para seus clientes. Eles precisam se sentir conectados com a sua marca, por isso, apenas 20% dos seus posts devem ser de fato para vender seu produto, ou falar de assuntos institucionais, como chamamos.
Por mais contraditório que pareça ser, os perfis com melhores resultados no Instagram possuem uma boa quantidade de posts não relacionados diretamente ao serviço ou indicando uma tentativa de venda do produto da empresa.
Separamos 7 dicas que vão te explicar o que queremos dizer, confira:
Parece óbvio, mas você sabia que várias empresas mantém o instagram privado? Isso não funciona. As pessoas quando acessam seu instagram querem ver logo o que sua loja tem a oferecer.
Essa é uma dica muito importante porque muitas pessoas desistem de seguir um instagram privado, seja por preguiça ou falta de interesse em descobrir o que tem por trás do “solicitar”.
Não acredite no mito de que com a curiosidade vai aumentar o valor do seu produto/serviço. As pessoas ao não saberem do que se trata, vão simplesmente desistir de seguir seu perfil e comprar do seu concorrente.
A Bio é um lugar estratégico para o seu perfil, é o único lugar que permite adicionar um link clicável caso você tenha menos de 10.000 seguidores e você pode adicionar uma breve descrição da sua empresa, além de colocar stories em destaque. Ou seja, você deve utilizá-la! Pode colocar o link do seu site ou loja virtual.
Além disso, pode utilizar como estratégia em posts. Basta dizer ao final de cada um, algo como “Confira esse e outros produtos no link da bio!” e lembre-se de manter o link atualizado ou usar uma ferramenta de gerenciamento de links.
Os stories são aqueles mini vídeos ou fotos que ficam “dentro” da sua foto de perfil, sabe? O instagram permite que ele fique no ar por 24 horas e cada um deve ter no máximo, 15 segundo de duração.
É uma ótima saída para quem trabalha com vendas, pode mostrar o produto, gravar algum evento em que estiver participando e ainda postar em tempo real. É um recurso do instagram que traz uma rotatividade bem legal para o seu perfil.
Agora tem novos filtros, criados por famosos ou pessoas comuns, você pode usar para deixar a sua foto ainda mais agradável, criativa ou atrativa.
OBS: Não faça muitos stories seguidos, pois fica chato e a tendência das pessoas é pular.
Esse é o momento de aproveitar sua expertise. Publique dicas de coisas que você vê acontecendo no seu dia a dia, coisas que podem fazer a diferença para quem lê seu conteúdo.
Lembre-se que as pessoas querem ler coisas que sejam úteis para elas e não somente para sua empresa. Dê dicas relevantes.
Não é possível alcançar pessoas além das que te seguem se você não utilizar as hashtags.
Elas são a maneira de se conectar com pessoas diferentes, aquelas que talvez descubram sua empresa por acaso quando estiverem procurando por uma palavra no instagram.
Devem ser relacionadas com o que você vende, é bem simples. Supondo que você tenha uma loja de roupas femininas, veja os exemplos:
#lojaderoupas #lojaderoupasfemininas #modafeminina #lojasonline #lookdodia #roupasfemininas #fabricaderoupas
É importante que se lembre de procurar no instagram a visualização da palavra que você tem em mente, para ver se vale a pena colocá-la. Se tem um bom número de pessoas que a utiliza.
É imprescindível fazer algumas perguntas para não fugir ao público principal, como:
O que quero?
Com quem vou falar?
Quais são suas necessidades?
Qual linguagem que usam?
Uma dica importante é ter definido seu público ou como falamos no marketing digital, definir uma persona para o seu conteúdo.
Você não pode “esquecer” de fazer posts. Deve estar na sua agenda para que lembre diariamente. Um perfil que não tem uma frequência certa de posts é facilmente esquecido e deixado de ser seguido.
Não precisa ter 10 posts por dia, mas é fundamental manter uma frequência e analisar o que gera mais resultado para manter seu público interagindo com sua marca.
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