Marketing Digital

6 passos simples para realizar o planejamento de marketing

Sem papas na língua, planejamento de marketing é fundamental para todo negócio que leva a sério seu desenvolvimento. 

O plano de marketing é feito com o intuito de alcançar objetivos pré-determinados, focados em ações de divulgação voltadas para sua marca, produto específico ou serviço realizado pelo seu empreendimento.

Por meio desse planejamento, é possível identificar a situação atual de seu negócio, analisar o mercado e definir os objetivos e metas a serem alcançados. Apesar de parecer algo complicado, essa é na verdade uma tarefa simples, mas que demanda uma boa dose de dedicação e estudo.

Confere aqui que iremos te dar o passo a passo!

1. Cenário interno

O primeiro passo de um bom plano de marketing é começar avaliando qual é a situação atual do empreendimento. Identifique como estão as suas vendas, o que a equipe tem feito e tem funcionado, quais são os cases de sucesso, quais são os cases que geraram algum tipo de problema, entre outros.

Faça um levantamento interno de todas as informações que dizem respeito às forças e às fraquezas do negócio e organize-as em listas separadas. Dessa forma, ficará bem mais fácil definir seus objetivos estratégicos, pois você conseguirá visualizar onde estão os pontos fortes e os pontos de melhoria.

2. Cenário externo

O segundo passo é analisar as questões relacionadas a fatores externos ao seu empreendimento, mas que influenciam no funcionamento e viabilidade. Nesta análise, é importante contemplar informações como: economia, tecnologia, aspectos legais, forças de mercado, panorama geral de seu setor e tendências de mercado.

Esse é o momento de pensar em estratégias para direcionar os esforços da equipe naquilo que você pretende alcançar.

3. Público-alvo

O terceiro passo relacionado ao público-alvo é dado após o panorama do empreendimento e o contexto de mercado em que ele está inserido estarem prontos. Nesse ponto é hora de identificar para quem serão direcionadas as suas ações de marketing.

Busque todas as informações referentes ao seu público-alvo, como idade, sexo, localização, hábitos de consumo e disposição de compra. Uma boa fonte dessas informações é o histórico dos seus clientes, caso tenha documentado. 

Oferecendo ao público certo exatamente o que ele deseja, no momento certo, as chances de realizar uma venda aumentarão consideravelmente.

4. Análise de concorrência

O quarto passo é a comparação de sua empresa com seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos, o que muitos chamam de benchmarking. Seu principal objetivo é a identificação das melhores práticas de mercado.

Por meio deste comparativo, você consegue avaliar o que os concorrentes estão fazendo que está funcionando e adaptar estas estratégias em sua empresa, seja no posicionamento de marca, ações realizadas ou processos de produção e distribuição.

É importante ressaltar que esta análise é feita de forma ética, na qual você pode avaliar o que falta no seu mercado de atuação e oferecer exatamente esse diferencial.

5. Ações e campanhas

Com todas as informações coletadas e analisadas, é chegada a hora de elaborar as ações e campanhas de marketing do negócio. Inicie definindo quais serão os objetivos e metas a serem alcançadas para, após, pensar nas ações para atingi-las.

Durante essa fase, é fundamental que se desenvolva um cronograma a ser seguido e avalie a viabilidade de cada ação de acordo com a verba disponível. De nada adianta elaborar diversas ações mirabolantes se seu orçamento não for o suficiente para bancá-las.

6. Método de avaliação

Por fim, o sexto passo é determinar o método de avaliação das suas ações. Sem eles, qualquer lugar que suas ações lhe levarem vale, inclusive o insucesso do planejamento. Por isso, nesta etapa do planejamento, é fundamental que também se defina os indicadores de desempenho, ou KPI’s.

Tenha em mente que a avaliação dos resultados deve ser realizada durante todo o processo de execução das ações, permitindo a realização de correções quando for necessário e evitando o desperdício de verba.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing, acesse os nossos serviços e verifique como podemos lhe ajudar com a profissionalização da imagem do seu empreendimento!

Compartilhe

Post recente

Marketing de relacionamento: interagir com seu cliente aumenta as suas vendas

Pode até soar como clichê, mas, graças à internet, nunca estivemos tão conectados. Se precisamos… Ler mais

% dias atrás

Psicologia das cores: como a identidade visual da sua marca pode influenciar o seu cliente?

Como podemos ser reconhecidos sem uma imagem? Você não precisa ser nenhum expert em marketing… Ler mais

% dias atrás

Engajamento é o caminho do sucesso: como aumentar a interação com os clientes no digital?

De acordo com um relatório produzido pela We Are Social em conjunto pela HootSuite em… Ler mais

% dias atrás

Copywriting: conheça a técnica que pode deixar o seu conteúdo mais atrativo

Ter uma rede social ativa é o primeiro passo para ganhar visibilidade no digital. A… Ler mais

% dias atrás

BBB 22 e marketing: como o reality show pode alavancar suas vendas

Luciano Estevan, primeiro eliminado do Big Brother Brasil 22, entrou na casa mais vigiada do… Ler mais

% dias atrás

Por que meu conteúdo não aparece no Google? Saiba como utilizar o SEO ao seu favor

A gente sabe que começar no digital não é fácil e geralmente leva um generoso… Ler mais

% dias atrás

This website uses cookies.