Categorias: Empreendedorismo

10 mitos sobre abrir uma empresa

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. Grande parte da população tem vontade de fugir dos chefes exigentes, horas extras, promoções frustradas e outras coisas comuns no mercado de trabalho. 

Mas, apesar dessa vontade de abrir um negócio para chamar de seu, há alguns mitos que são muito reproduzidos por aí que impedem o primeiro-passo, que fazem pensar que é um sonho inatingível. Não é e podemos provar! 

Confira alguns mitos sobre abrir uma empresa que não devem te impedir na hora de iniciar seu próprio negócio:

  • Preciso de muito dinheiro

Na verdade não. Há muitos modelos de negócio disponíveis e obviamente se você tiver dinheiro as coisas se tornam mais fáceis, mas isso não quer dizer que não consegue com menos. 

Basta ter bastante força de vontade e adquirir o dinheiro do investimento de alguma forma, seja vendendo um carro, fazendo freelas, pegando emprestado com um amigo ou juntando um tempo.

  • Preciso de uma ideia inovadora

Não necessariamente. Por exemplo, você pode pegar algum produto que já existe e apenas melhorá-lo ou direcioná-lo para um público diferente. Algumas empresas trazem alguma novidade de fora do país para aplicar aqui no Brasil, também é uma opção. 

Uma ideia original é interessante, mas não é tudo. Uma alternativa para a questão de ter ideias é olhar o modelo de franquia, onde você já pega o modelo de negócio que comprovadamente funciona e recebe apoio de uma marca para tocar o negócio.

  • Não terei chefe

Então, nesse caso seu chefe será seu cliente. Mesmo que você seja o dono da empresa, você terá grandes responsabilidades. Às vezes trabalhando por conta própria você é mais cobrado do que se tivesse de fato subordinado a alguém. 

  • Consigo fazer tudo sozinho

Fake! De micro a grandes empresas, todas precisam de pessoas que ajudem a gerenciá-las. Tentar cuidar de um negócio completamente sozinho, sem qualquer ajuda, vai apenas causar estresse e um sentimento de incapacidade. Afinal, por mais que você possa fazer várias coisas ao mesmo tempo, você não pode estar em dois lugares simultaneamente, certo? 

Saiba o que delegar e para quem delegar. Sua contabilidade, por exemplo, precisa ser feita por uma empresa que entenda do assunto para evitar problemas fiscais futuros.

  • Estou velho demais

Um dos maiores mitos! Não existe idade para empreender. Você pode abrir seu negócio com qualquer idade, cada uma com seus prós e contras. Por exemplo, quando se está mais jovem, não possui filho e nada que o prenda, você provavelmente está mais apto a correr riscos, além de estar mais antenado ao que acontece, tendências do mercado e outros. E se você tiver mais idade, é provável que você possua uma bagagem de experiência muito maior por ter trabalhado em outras empresas e já possui um entendimento do que funciona e o que não.  

  • Se está na moda, é perfeito!

Errado! Estar na moda não significa que vai continuar fazendo sucesso por mais muito tempo, ao contrário, vender “modinhas” é arriscado, pois as novidade vem e vão. Tem coisas que ficam apenas um mês, outras apenas dias.

  • Não vou ter férias

É mais complicado mas você consegue sim! Basta arrumar alguém de confiança que já esteja habituado ao serviço e colocar no seu lugar. Se planejar direitinho você consegue curtir seus days off tranquilamente.

  • Contratar parentes ou amigos é mais seguro

Não!!! Se seu parente ou amigo é qualificado, ok. Mas se não, não chame ele para trabalhar com você! É válido também estudar a personalidade da pessoa, alguém com uma visão mais compatível com a sua. 

Além disso, caso vocês tenham um desentendimento, é muito provável que a pessoa leve para o pessoal e misture as coisas. Ou seja, pode sim contratar pessoas conhecidas, mas deve-se atentar às características dela. 

  • Vou correr riscos muito altos

Só se quiser. Os riscos sempre existem na abertura de um novo negócio, mas é importante gerenciar esses riscos, monitorar os concorrentes e avaliar o impacto das ações que tem intenção de tomar. Fazendo isso, você conhece seus riscos e diminui.

  • Verei lucro apenas uns anos depois

Então, depende do seu investimento. Se você investir um valor baixo e souber administrar de maneira correta, é muito provável que seu retorno seja breve. 

Existem muitos modelos de negócios que tem lucro sobre o investimento mais curto, ou seja o payback em poucos meses. É importante fazer uma projeção desse payback para saber o quanto de dinheiro será necessário para rodar sua empresa antes dela obter lucro.

Depois de descobrir os mitos mais reproduzidos quando se pensa em abrir um novo negócio, você sabe que seu sonho pode estar cada vez mais perto. Está esperando o que? Corre para abrir a sua empresa e conte com a Oceano para produzir os materiais de marketing!

Compartilhe

Post recente

Marketing de relacionamento: interagir com seu cliente aumenta as suas vendas

Pode até soar como clichê, mas, graças à internet, nunca estivemos tão conectados. Se precisamos… Ler mais

% dias atrás

Psicologia das cores: como a identidade visual da sua marca pode influenciar o seu cliente?

Como podemos ser reconhecidos sem uma imagem? Você não precisa ser nenhum expert em marketing… Ler mais

% dias atrás

Engajamento é o caminho do sucesso: como aumentar a interação com os clientes no digital?

De acordo com um relatório produzido pela We Are Social em conjunto pela HootSuite em… Ler mais

% dias atrás

Copywriting: conheça a técnica que pode deixar o seu conteúdo mais atrativo

Ter uma rede social ativa é o primeiro passo para ganhar visibilidade no digital. A… Ler mais

% dias atrás

BBB 22 e marketing: como o reality show pode alavancar suas vendas

Luciano Estevan, primeiro eliminado do Big Brother Brasil 22, entrou na casa mais vigiada do… Ler mais

% dias atrás

Por que meu conteúdo não aparece no Google? Saiba como utilizar o SEO ao seu favor

A gente sabe que começar no digital não é fácil e geralmente leva um generoso… Ler mais

% dias atrás

This website uses cookies.